Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Salton reitera sua preocupação ambiental na passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, hoje (5)

Compartilhe esta notícia:

Vinícola Salton
Vinícola comemora o Dia Mundial do meio Ambiente reiterando suas ações de sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (5), vinícola se destaca pelo cuidado na destinação do material que não é aproveitado na elaboração de seus produtos

Um parreiral é composto por muito mais do que apenas coloridos e apetitosos cachos de uva. Junto com a fruta, estão os cabos que a sustentam nos galhos e a sobra das uvas esmagadas e espremidas, também chamada de bagaço. A Vinícola Salton, primando pelo conceito da sustentabilidade, encaminha esses dois produtos para uma empresa que elabora a compostagem e comercializa o adubo orgânico no mercado. Os resíduos correspondem a até 30% de uma produção. No total, de 3% a 7% da uva recebida são cabinhos e de 23% a 27% constituem o bagaço.

“É fundamental destacarmos o uso correto que a empresa dá a esses resíduos da uva, uma vez que o descarte inadequado no meio ambiente representa um risco de poluição . Por ser ácido, se cair em algum lençol de água, pode comprometer o nível de oxigênio do local, esclarece o consultor agrícola da Salton, Maurício Copat.

 

            De acordo com, Cleber Von Muhlen, técnico agrícola da Adubare, que recebe os resíduos desde 2007, alguns passos importantes devem ser seguidos. “É necessária uma mistura adequada onde precisamos adicionar carbono para que este consiga atingir a temperatura ideal, variável entre 55° a 65° e com necessidade de permanecer estável até o ciclo de decomposição e neutralização dos parâmetros poluentes terminar. Na sequência, utilizamos o revolvimento contínuo para aerar a pilha de resíduos e acelerar o processo. Todo o ciclo deve ser feito em área coberta sem a influência das chuvas e solo impermeabilizado para não infiltrar o chorume que o material libera ao decorrer do processo”, explica.

 

Copat, no entanto, ressalta que, ao final do ciclo de decomposição, é obtido um ótimo condicionador de solo, rico em matéria orgânica, que pode ser reutilizado em qualquer tipo de solo e de cultura, resultando em inúmeros benefícios ao ambiente. “Este produto resultante da compostagem evita a poluição e serve como fertilizante para as videiras, trazendo resultados positivos com um produto reciclado e reutilizado de maneira ambientalmente correta”, finaliza.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

MUndial de Publicidade de Gramado
ALAP divulga vencedores do Prêmio Universitário Internacional de Gramado
Mercado imobiliário
Nasce primeiro equity crowdfunding para estreantes no mercado imobiliário brasileiro
https://www.osul.com.br/salton-reitera-sua-preocupacao-ambiental-na-passagem-do-dia-mundial-do-meio-ambiente-hoje-5/ Salton reitera sua preocupação ambiental na passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, hoje (5) 2015-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar