O número de salvamentos por afogamento subiu nesta temporada. O curioso é que apenas nos finais de semana eles tem se potencializado. Muito se deve pelas aglomerações estarem acontecendo em maior parte aos finais de semana.
Durante a semana praias vazias, já nos finais de semana aumenta o movimento e com isso a frequência de banhistas ao mar.
Segundo Major Isandré Antunes, chefe da operação verão do Corpo de Bombeiros, os resgates e salvamentos aumentaram em 36% neste verão, comparado ao mesmo período em 2020 – grande parte fora da área de atuação dos guarda-vidas.
“Notamos que nos finais de semana os pontos de aglomerações aumentam, com isso os banhistas passam a entrar no mar em pontos muitas vezes fora dos nossos olhos, sem a cobertura de um guarda-vida”, informou.
A orientação aos banhistas é entrar na água em áreas guarnecidas, com atuação de monitoramento e salvamento.
PESSOAS PERDIDAS NA PRAIA
Outro dado alarmante é o número de pessoas perdidas na orla marítima, na maioria crianças.
Conforme dados da operação golfinho, somente nesta temporada em 20 dias de atuação, o número cresceu em 30.9%.
As orientações são do Corpo de Bombeiros dão destaque para o uso de pulseirinha de identificação. Para a temporada 2021, foram confeccionadas 10 mil fitinhas laranjas.
Esse ano, com uma novidade, as pulseirinhas não possuem mais o telefone de contato dos pais e sim o número da guarita mais próxima.
A intenção é evitar qualquer abuso por parte de pessoas mal intencionadas.