Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de setembro de 2021
A Samsung quer turbinar a câmera de seus próximos aparelhos e está trabalhando em uma lente de 200 megapixels (MP), afirmou a empresa nesta quinta-feira (2). A tecnologia, chamada de Isocell HP1, reúne um sensor capaz de otimizar as fotos em alta resolução e imagens de vídeo em 8K.
Apesar de não ser uma novidade encontrar câmeras com alto poder de resolução, a Samsung acredita que o lançamento pode trazer melhorias significativas para as lentes de seus aparelhos. A tecnologia de cristal, chamada ChameleonCell, atrelada a um sensor de 0.64µm MP promete estabilização de fotos e detalhes nítidos mesmo se a imagem for cortada posteriormente.
Além disso, a nova lente também vai trazer a possibilidade de gravar vídeos 8K em 30 frames por segundo – na qual a resolução da câmera pode chegar a 50 MP com zoom.
Juntamente com a Isocell HP1, a Samsung também anunciou a Isocell GN5, voltada para o foco nas imagens. Segundo a empresa, esse será o primeiro sensor de 1.0µm a integrar um sistema de câmeras dual pixel com autofoco em um celular da marca. Ainda focada em estabilização, a lente quer trazer uma tecnologia que permite reconhecer o foco em padrões de mudança na imagem, como a orientação (horizontal ou vertical).
“A Samsung foi pioneira em tecnologias de pixel ultrafino que estão levando os sensores de imagem de alta resolução para o próximo nível”, disse Duckhyun Chang, vice-presidente executivo de negócios de sensores da Samsung. “Com o Isocell HP1, que está quebrando barreiras, e o Isocell GN5 trazendo foco automático ultrarrápido, a Samsung continuará a liderar a tendência para tecnologias de imagem de celular de próxima geração”.
Disponibilidade
Apesar da apresentação, a empresa não revelou quando os seus novos sensores de imagens estarão disponíveis no mercado de smartphones. Ao que se sabe, a empresa já enviou amostras para as principais fabricantes e pode ser que, em breve, seja estreado em um dos modelos topo de linha para 2022.
Rumores mais recentes indicam que o Xiaomi 12, sucessor do Mi 11, terá uma câmera de 200 MP. Então pode ser que ele seja o primeiro do mundo com o ISOCELL HP1.