Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2016
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) inauguram no próximo dia 8 de novembro um novo espaço para treinamento de acadêmicos, residentes, médicos e demais profissionais da saúde. O Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica, localizado dentro do complexo da Santa Casa, conta com os mais modernos equipamentos para simulação de procedimentos clínicos e cirúrgicos e uma infraestrutura totalmente projetada para oferecer as melhores práticas de ensino.
O local vai proporcionar uma formação mais prática, simulando diagnósticos, resoluções, bem como a tomada de decisões. “Os conceitos mudaram no mundo todo. Hoje, a realidade virtual e as novas tecnologias já permitem a qualificação das práticas da Medicina em ambientes controlados, criando as mais diversas situações para aperfeiçoar as habilidades”, destaca Newton Aerts, chefe do serviço de Cirurgia Vascular da Santa Casa, diretor do curso de Medicina da UFCSPA e coordenador do Centro de Simulação.
Um dos destaques do centro foi batizado de Apolo, um manequim que ficará na área de Simulação Avançada e é capaz de reproduzir múltiplas situações de UTI, imitando os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano. Toda a operação é realizada de dentro de uma sala de comando, onde os professores emitem as ordens para o robô, estimulando procedimentos de alta complexidade como ressuscitação cardiopulmonar, intubação, manipulação de cateteres, administração de medicação intravenosa, entre outros.
O Centro ainda possui uma sala de realidade virtual, com equipamentos para treinamento nos mais diversos tipos de videocirurgias, uma Emergência, uma sala de habilidades – onde serão realizadas simulações de suturas e outros procedimentos mais específicos, como diagnósticos por exames de toque (próstata, mama, etc.) – além de um consultório e salas de reunião, nas quais é possível observar o que ocorre em cada ambiente, seja por espelhos ou por sistemas de áudio e vídeo. “O Centro de Simulação Realística leva o profissional a praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas de forma segura e eficiente, qualificando o atendimento aos pacientes reais”, lembra Newton.