A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) serão sede, no próximo sábado (10), do “I MiniSUN Centro de Simulação Clínica – Saúde x simulação: a importância do aprender fazendo e sentindo”. O evento, que ocorrerá no anfiteatro do Hospital Santa Rita e nas dependências do Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica da Santa Casa/UFCSPA, contará com a presença dos mais renomados nomes da simulação clínica no Brasil e na América Latina com o objetivo de debater sobre os novos recursos de aprendizagem na área da saúde e a importância dos mesmos para profissionais e pacientes.
O Prof. Dr. Newton Aerts, coordenador do Centro de Simulação, e responsável pela organização da atividade, será um dos palestrantes do MiniSUN e irá traçar um panorama de como o Brasil se encontra na atualidade em relação às técnicas e tecnologias disponíveis. “Temos no País alguns bons exemplos de como os avanços tecnológicos, por meio de simuladores realísticos, podem contribuir no constante treinamento e ensino dos profissionais que, estando preparados para enfrentar todos os tipos de situações, com toda a certeza reduzirão as chances de um possível erro ao atenderem um paciente real”, enfatiza Aerts.
Ainda participam profissionais como o presidente da Associação Latino Americana de Simulação Clínica (ALASIC), Prof. Dr. Augusto Scalabrini Neto, e o coordenador do Centro de Simulação Clínica da PUCPR, Prof. Dr. Emilton Lima Junior. No dia do evento, as atividades serão divididas em dois turnos, com palestras teóricas na parte da manhã e atividades práticas no período da tarde. O MiniSUN é uma realização da Laerdal, empresa pioneira no treinamento em simulação, com parceria da Associação Brasileira de Simulação na Saúde (ABRASSIM).
Confira a programação completa
10/06 – Etapa I: Anfiteatro HSR – 3º andar do Hospital Santa Rita
7h45min – 8h10min: Credenciamento
8h10min – 8h20min: Abertura Oficial
Profa. Dra. Lúcia Campos Pellanda (Reitora UFCSPA)
Dr. Alfredo Guilherme Englert (Provedor Santa Casa)
8h20min – 8h30min: Boas-vindas – Prof.Dr. Newton Aerts (UFCSPA/Santa Casa)
8h30min – 9h15min: A Simulação como Recurso de Ensino Aprendizagem na Área da Saúde, como o Brasil se encontra hoje – Prof. Dr. Augusto Scalabrini Neto (ALASIC)
9h15min – 9h45min: A Importância do Contrato de Ficção em Simulação Realística – Prof. Dr. Emilton Lima Junior (PUCPR)
09h45min – 10h15min: Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino – Prof. Dr. Luciano Eifler (ULBRA)
10h15min – 10h30min: Coffee
10h30min – 12h30min: Mesa-Redonda: Porque gastar tempo com…
Elaboração de Cenários – Prof. Dra. Simone Sudbrack (PUCRS)
Debriefing – Prof. Dr. Joao Castro (PUCRS)
Simulação in Situ – Prof. Dr. Augusto Scalabrini Neto (ALASIC)
12h30 – 13h: Segredos de Sucesso de um Centro de Simulação – Prof. Dr. Emilton Lima Junior (PUCPR)
13h – 14h: Almoço no local
10/06 – Etapa II Centro de Simulação Clínica UFCSPA/Santa Casa
14h – 16h30: Oficinas Práticas
Prof. Dra. Ana Claudia Tonelli (Unisinos)
Prof. Dr. Joao Castro (PUCRS)
Prof. Dr. Luciano Eifler (ULBRA)
Prof. Dr. Augusto Scalabrini Neto (ALASIC)
Janaina Huf e Reinaldo Lino (Laerdal)
16h30min – 17h: Coffee
17h – 18h: Debriefing do Evento e Encerramento – Prof.Dr. Newton Aerts (UFCSPA/Santa Casa)
Mais informações pelo e-mail centrodesimulacao@santacasa.tche.br.
O Centro de Simulação Realística Clínica e Cirúrgica da Santa Casa/UFCSPA
Inaugurado em novembro de 2016, o Centro é um espaço para treinamento de acadêmicos, residentes, médicos e demais profissionais da saúde. Localizado dentro do complexo da Santa Casa, conta com os mais modernos equipamentos para simulação de procedimentos clínicos e cirúrgicos e uma infraestrutura totalmente projetada para oferecer as melhores práticas de ensino. O local visa proporcionar uma formação mais prática, simulando diagnósticos, resoluções, bem como a tomada de decisões.
Um dos destaques do centro foi batizado de Apolo, um manequim da área de Simulação Avançada que é capaz de reproduzir múltiplas situações de UTI, imitando os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano. Toda a operação é realizada de dentro de uma sala de comando, onde os professores emitem as ordens para o robô, estimulando procedimentos de alta complexidade como ressuscitação cardiopulmonar, intubação, manipulação de cateteres, administração de medicação intravenosa, entre outros.
O Centro ainda possui uma sala de realidade virtual, com equipamentos para treinamento nos mais diversos tipos de videocirurgias, uma emergência, uma sala de habilidades – onde serão realizadas simulações de suturas e outros procedimentos mais específicos, como diagnósticos por exames de toque (próstata, mama, etc.) – além de um consultório e salas de reunião, nas quais é possível observar o que ocorre em cada ambiente, seja por espelhos ou por sistemas de áudio e vídeo.