Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de julho de 2021
O prefeito Sebastião Melo participou na tarde desta segunda-feira (12) de um ato que marcou a entrega das primeiras obras de reforma e modernização de áreas destinadas ao atendimento do Sistema Único de Saúde no complexo da Santa Casa de Misericórdia. As novas estruturas são resultantes de recursos de emendas da bancada gaúcha no Congresso, desde 2007. Os novos equipamentos contemplam a UTI do Centro de Neonatologia, Emergência Obstétrica, Centro Obstétrico, Unidades Cirúrgicas de Internação, no Hospital Santa Clara, além da UTI pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio.
“Esta administração da Santa Casa é um belo exemplo de gestão eficiente e transparente. A bancada gaúcha também tem um importante papel para o Estado. Queria destacar ainda que a Santa Casa sempre foi nossa parceira e durante a pandemia vem nos ajudando a salvar vidas. O SUS de Porto Alegre é um belo exemplo para o país”, destacou Melo.
Para o diretor-geral do Hospital da Santa Casa, Júlio Dornelles de Matos, os recursos alocados pelos parlamentares gaúchos foram fundamentais para garantir melhor atendimento à população. “Hoje é um dia muito importante para nós, pois estamos fazemos as primeiras entregas aos gaúchos e porto-alegrenses. Não teríamos condições de fazer tais reformas sem o apoio da bancada gaúcha”, afirmou.
Nas áreas obstétricas, um dos pilares das reformas e modernizações foi a ampliação dos aspectos de humanização da assistência. As áreas de internações coletivas vão contar com no máximo três camas por quarto, climatizados e com banheiros privativos, além de salas de parto humanizado e UTI com as mais modernas tecnologias e estruturas, adequadas para atender todo o tipo de intercorrência.
No Hospital da Criança Santo Antônio, as reformas e modernizações reforçam a Santa Casa como referência nacional em medicina de alta complexidade em diversas especialidades pediátricas, com diferenciais na estrutura de atendimento e tecnologias que efetivamente diferenciam a assistência aos pacientes pediátricos.
Melo esteve acompanhado dos secretários da Saúde, Mauro Sparta, e Obras, Pablo Mendes, além provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, Alfredo Guilherme Englert, líder da bancada federal gaúcha no Congresso, deputado Giovani Cherini, além dos senadores Luís Carlos Heinze e Lasier Matins. Os deputados Pompeo de Mattos, Jeronimo Goergen, Carlos Gomes e Bibo Nunes também participaram do encontro, assim como osecretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato.