Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de março de 2022
Antes do decreto, a máscara já não era obrigatória em locais abertos.
Foto: Giulian Serafim/PMPAO uso de máscaras em Santa Catarina não será mais obrigatório em ambientes fechados a partir deste sábado (12). O novo decreto foi publicado pela manhã no Diário Oficial. Em ambientes fechados em que não é possível manter o distanciamento, no transporte público, hospitais e quem tem sintomas da doença, porém, fica recomendado a continuar usando a proteção.
Antes do decreto, a máscara já não era obrigatória em locais abertos, mas precisava ser usada em lugares fechados com aqueles ao ar livre em que não era possível o distanciamento social.
Em Santa Catarina, municípios como Balneário Camboriú, no Litoral Norte, Chapecó, Xanxerê e Xaxim, no Oeste, e Brusque e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, já haviam feito decretos que desobrigavam o uso da máscara, apesar de que, no estado, é proibido que as cidades tenham medidas menos restritivas do que as estaduais.
Brasil
São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado. Com a decisão, a capital paulista se junta a uma lista com outras 10 capitais que deixaram (ou marcaram uma data) para abandonar a exigência de uso, em espaços abertos, do acessório para proteger da covid. A Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) enviou na sexta-feira (11) um ofício ao Palácio Piratini pedindo mudanças para todas as 497 cidades do Estado.
Pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acreditam que a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados é uma decisão precipitada e que deveria ser realizada em etapas.