Esta segunda-feira (21) marca um dia histórico para a cidade da Santa Maria, no Rio Grande do Sul, judiada pela dor após o episódio da boate Kiss, em 2013. Às 10h, na praça Saldanha Marinho, acontece o lançamento de uma campanha que visa arrecadar fundos para a construção do Memorial às Vítimas da Boate Kiss. O memorial foi um compromisso de governo assumido pelo prefeito desde sua posse, garantindo aos familiares das vítimas a construção deste projeto, perpetuando a tragédia sob um olhar positivo. Pozzobom observa que em viagens ao exterior, o nome de Santa Maria é lembrado por este acidente e a proposta é reverter este sentimento, até por respeito aos familiares das vítimas, além de pontuar um novo olhar à cidade, posicionada como um dos principais polos de desenvolvimento do Estado.
Com esta proposta, a própria AVTSM (Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), com apoio do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) assinam a parceria no desenvolvimento da campanha que iniciou com a desapropriação do prédio. O passo agora é a arrecadação de recursos através de financiamento coletivo. Pessoas físicas e jurídicas poderão fazer suas doações. Na sequência, um concurso público nacional vai selecionar o projeto de obra, seguido da contratação de profissionais e construção do novo prédio, cuja assinatura do contrato e lançamento da pedra fundamental já tem data, será no dia 27 de janeiro de 2018, quando a tragédia da Boate Kiss completa cinco anos. “O projeto será construído sem verba pública”, atesta o prefeito, que salienta a parceria com o Sinduscon na demolição do prédio.
Jorge Pozzobom diz ainda que ao assumir a prefeitura, formatou um Núcleo de Acolhimento que pela primeira vez ouviu os pais e familiares das vítimas, mostrando “que a cidade entendia esta dor”, traduzida no conceito da própria campanha que ganha força a partir de hoje – “Para Que Não se Repita”. Pozzobom considera “este momento muito importante, muito especial para mim e para meu coração, pois metade da população tinha alguém vinculado à Boate Kiss. Estamos trabalhando com muito amor, com muita serenidade para transformar a cidade”.
Sérgio Silva é o presidente da AVTSM e se posiciona sobre o Memorial. “Nós, da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, entendemos este ato como uma oportunidade de reconciliação. Durante três anos, a Administração anterior nos virou as costas, tentando abafar a nossa dor. A construção do Memorial vai reaproximar – familiares das vítimas e sobreviventes – da cidade e da Prefeitura. E isso pra nós é um pouco de conforto diante de todo o sofrimento que estamos passando. As pessoas querem esquecer, mas a gente precisa continuar, para que não se repita”, desabafa.
As doações para a construção do Memorial podem ser feitas pelo site www.juntos.com.br/memorialkiss,. O valor mínimo para pessoa física é de R$ 50,00 e R$ 1.000,00 para pessoa jurídica. (De Santa Maria, por Clarice Ledur, Especial/O Sul).