Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de janeiro de 2018
Considerado o maior acervo de moedas do Rio Grande do Sul, as peças pertencentes a Coleção Santander Brasil ganham dimensão pública por meio da exposição “Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017” e o livro Numismática, disponível na Biblioteca do Santander Cultural, em bibliotecas de instituições culturais, escolares, bancárias e universidades.
A coleção reúne exemplares de vários metais, do ouro ao aço inoxidável, de vários países, do Brasil à Ásia. Os sistemas monetários brasileiros, a partir de 1822, ano em que o Brasil oficialmente torna-se independente de Portugal, estão representados na mostra e na publicação.
A ideia é fazer um passeio pelos réis, cruzados, coroas, tostões, cruzeiros e reais, cunhados em diversos metais que trazem governantes do País, as riquezas da fauna e da flora, as belezas naturais, os principais setores da economia nacional e aspectos da história política, cultural, econômica e social.
Com a proposta de ampliar a exposição permanente “Documentos, papéis, um prédio, muitas histórias”, instalada desde 2012 no subsolo do Santander Cultural, “Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017” está atrelada a uma importante missão: dividir com os visitantes um bem público, ou seja, apresentar mais de 1500 peças carregadas de histórias cujos valores formam o patrimônio material e imaterial da instituição e o retrato do País.
São 17 painéis que pretendem preservar histórias, tempos distintos, regiões próximas e longínquas, com um universo de informações sobre: Anatomia da moeda; As moedas de ouro; As casas da moeda no Brasil; Advento da República; Cruzeiro; Cruzado; Cruzado Novo; Novo Cruzeiro, Cruzeiro Real e Real.
Em sintonia com a mostra, o Santander Cultural acaba de lançar o livro Numismática / Coleção Santander Brasil, primeira publicação de oito volumes sobre a coleção histórica da instituição. Moedas, medalhas, cheques, cadernetas, livretos, livros contábeis, certificados, cédulas, recibos, chapas, fotografias, máquinas, cofres, certidões, chaves, grampeadores, perfuradores, balanças para ouro e para cartas e outros objetos curiosos, estão catalogados nas áreas: bibliografia, documentação, iconografia, maquinaria, medalhística, mobiliário e tesserologia. Neste primeiro livro é possível encontrar moedas de cinco continentes e conhecer em detalhes a nossa história ‒ afinal, essas peças são um dos principais responsáveis por narrar os fatos que hoje conhecemos, da Antiguidade ao mundo contemporâneo.
Serviço:
“Exposição permanente Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017”
Aberta ao público desde 18 de janeiro
Subsolo Santander Cultural
Livro “Numismática / Coleção Santander Brasil”
Disponível para leitura e pesquisa na Biblioteca Santander Cultural
Santander Cultural:
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico – Porto Alegre RS
Telefone: (51) 3287.5500