Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2015
O Santander Cultural lança nesta quinta-feira (17), às 18h30min, o livro bilíngue (português e inglês) “O Estranho Assimilado”, sobre a poética de Walmor Corrêa, em evento aberto ao público. A concepção do livro é do próprio artista, com organização da historiadora e crítica de arte Paula Ramos, e ensaios dos autores Clarissa Diniz, Fernando Cocchiarale, Francisco Marshall, Maria de Fátima Costa, Mônica Zielinsky e Paula Ramos. A entrada é franca.
Textos produzidos especialmente para exposições individuais do artista, desta vez assinados por Bianca Knaak, Blanca Brites, Icleia Borsa Cattani, Guy Amado, Rosângela Cherem, estão junto com a cronologia de Walmor.
O artista é dos nomes brasileiros de maior projeção nacional e internacional. Tem participado de importantes mostras nacionais e internacionais, desde, pelo menos, o início dos anos 2000.
Ele está desenvolvendo no momento o projeto “Deslocamentos”, a partir do trabalho iniciado em 2014, em Washington, com bolsa da Fundação Smithsonian. Nele, pesquisando os arquivos do ornitólogo americano William Belton (1914–2009), que desenvolveu parte importante de suas investigações no Rio Grande do Sul, Corrêa identificou uma espécie de pássaro, a Sporophila beltoni, para a qual vai reconstruir a trajetória e dar-lhe identidade.