Ícone do site Jornal O Sul

São Paulo fecha comércio e restaurantes durante festas de fim de ano

Pronampe foi lançado na pandemia de Covid-19 para socorrer pequenos negócios, mas se tornou permanente na sequência. (Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

Começam a valer nesta sexta-feira (25) em todo o Estado de São Paulo as restrições da Fase Vermelha do plano de quarentena contra o coronavírus. O decreto estadual determina que entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º e 3 de janeiro só funcionem as atividades essenciais, fechando comércio, bares e restaurantes, como forma de conter a disseminação da doença durante as festas de fim de ano.

Nesses dias, somente atividades essenciais poderão funcionar. Fica proibido o atendimento presencial em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Atualmente, somente a região de Presidente Prudente, no interior paulista, está classificada na Fase Vermelha, mais restritiva do planejamento de quarentena do governo estadual. O restante do estado está na fase amarela, que permite o funcionamento do comércio com restrições de público e protocolos de segurança.

No próximo dia 7 de janeiro deve ser anunciada a nova classificação das regiões na quarentena.

O Estado de São Paulo já teve mais de 1,4 milhão de casos confirmados do coronavírus, com 45,7 mil mortes.

Sair da versão mobile