Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de dezembro de 2022
É a segunda maior retirada para o mês de novembro em 27 anos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilOs saques na caderneta de poupança atingiram a segunda maior retirada para o mês de novembro em 27 anos, superaram os depósitos em 7,4 bilhões de reais.
As informações foram divulgadas pelo BC (Banco Central) nesta terça-feira (6), resultado de um total de 304,580 bilhões de reais em depósitos e um volume de saque de 311,9 bilhões de reais. A maior retirada para meses de novembro foi em 2021, com a saída líquida de 12,3 bilhões de reais.
No acumulado do ano, conforme a autoridade monetária, os saques de recursos da caderneta de poupança superaram os depósitos em 109,496 bilhões de reais, o maior valor da série histórica para o período. A cifra supera o recorde anterior, registrado nos onze primeiros meses de 2015, quando 58,358 bilhões de reais líquidos foram retirados da poupança.
O rombo na poupança foi registrado mesmo diante dos pagamentos pelo governo federal de benefícios sociais turbinados neste ano eleitoral. Repasses como o adicional do Auxílio Brasil, o complemento do Auxílio Gás e benefícios a caminhoneiros e taxistas foram iniciados em agosto.
O movimento de retiradas ocorre em meio a um cenário de juros elevados que reduz a competitividade da poupança frente a outros investimentos.