Ícone do site Jornal O Sul

Sarau do Rio retorna depois da enchente de maio com edição simbólica e de resiliência

O Museu do Rio (Rua da Praia) ficou completamente inundado durante as enchentes de maio, bem como grande parte de São Leopoldo. Até hoje é possível ver as marcas no prédio histórico de 1863,, que chegam a 2 metros de altura.

Depois de muitas incertezas e dúvidas sobre a volta do Sarau do Rio, ainda em 2024, a organização do evento decidiu realizar, no dia 1ª de dezembro, com muita coragem e determinação, uma edição emblemática, resiliente e histórica.

Com entrada franca, o projeto apresentará, a partir das 15h30min, uma programação variada para toda família em um dos cartões postais da cidade, que volta a ser um espaço de integração da comunidade com o Rio do Sinos.

“O Sarau do Rio é um evento muito querido das pessoas e sempre muito aguardado. A nossa próxima edição é uma retomada de um evento cultural tão importante na região e que traz, além da alegria habitual um sentido de recomeço e perseverança depois da enchente que afetou tão bruscamente nossa São Leopoldo. É muito significativo pra nós realizadores poder estar junto de artistas, colegas de trabalho dos mais diversos segmentos de prestação serviços e receber a Feira Criativa com as artesãs e artesãos nesse recomeço onde a maioria teve perdas incalculáveis”, afirma Klau Brentano, presidente da ALEC – Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, organizadora do evento. De acordo com Klau, o apoio dos patrocinadores foi fundamental para esta edição.

“Neste Sarau vamos voltar a movimentar a economia criativa, voltar a celebrar a vida e a Arte que faz bem pra mente e pra alma e deixa todo mundo saindo do Sarau feliz”, completa. Sabe-se que muitos dos participantes do evento foram atingidos pelas enchentes, perdendo casas, empresas e material de trabalho e, que a volta, significa o recomeço, bem como, um reencontro da comunidade com o Rio.

“O Sarau do Rio foi criado para valorizar a região e promover a integração entre comunidade e Rio dos sinos. Estamos retomando o projeto no mesmo lugar, mesmo sabendo que ali é o primeiro lugar a inundar quando chove muito, mas acreditamos que permanecemos do lado certo, preservando e mantendo a boa relação com o meio ambiente. São Leopoldo é uma cidade que nasceu na beira de um rio e, com o passar do tempo, virou às costas para ele. Agora, seguimos ao lado dele”, afirma José Carlos Ferreira Júnior, um dos organizadores do projeto.

Ao ar livre e em meio à natureza, o público vai poder curtir mais de 10 atrações, entre espetáculos de teatro, oficinas de arte, além das já tradicionais apresentações musicais, com destaque para Ultramen.

A fada das Bolhas, que diverte e encanta através das bolhas de sabão também estará entre as atrações, que conta ainda com uma ação de pintura usando lama, tão presente na enchente, com Fernando Cardoso, e oficina de arte com Klau Brentano. Já dentro do Museu do Rio, os visitantes poderão conferir a exposição Expedições Antárticas, com audiodescrição em QR Code, para melhor compreensão das fotos.

Feira Criativa, Gastronomia e Pet Friendly

Nesta edição, são esperados cerca de 15 expositores da Feira Criativa, que ficarão no terreno cultural e ao longo da Rua da Praia. A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de Food Trucks, com deliciosos menus e bebidas.

SERVIÇO:

O que: Sarau do Rio

Data: 01 de dezembro

Horário: domingo, a partir das 15h30min

Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)

Classificação: livre

Entrada gratuita

Sair da versão mobile