Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de setembro de 2019
Tendo como meta gerar imagens do planeta Terra a cada cinco dias, o satélite Amazonia-1, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), encontra-se em fase final para lançamento, programado para 2020. Em agosto deste ano, ocorreu a revisão crítica de projeto (CDR), que avaliou os objetivos da missão, carga útil (câmera) e todos os sistemas necessários para o funcionamento do primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.
A máquina é a primeira construída a partir da Plataforma Multimissão (PMM), estrutura desenvolvida pelo Inpe capaz de se adaptar aos propósitos de diferentes missões e, assim, reduzir custos de projetos espaciais. O Amazonia-1 fornecerá imagens para o monitoramento ambiental e da agricultura em todo o território brasileiro com uma alta taxa de revisita. Servirá ainda para o monitoramento da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais, entre outras aplicações.
Os dados estarão disponíveis tanto para a comunidade científica e órgãos governamentais quanto para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre.