Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2018
O Sebrae-RS inaugurou na manhã desta segunda-feira (07) uma loja piloto que em breve estará operando em todo o território nacional, espelhado neste modelo adotado em solo gaúcho. O superintendente regional do Sebrae-RS, Derly Cunha Fialho explica que a Unidade de Negócios, com 700 metros quadrados, localizada no centro de Porto Alegre, na Av. Salgado Filho, representa “a materialidade física do novo jeito de ser e fazer do Sebrae. O mundo vem numa evolução gigantesca nos últimos anos, com empresas mais digitais, mais simples, mais transparentes e o Sebrae não poderia perder esta oportunidade de sintonizar com o tempo que estamos vivendo”.
A própria campanha institucional do Sebrae que está em veiculação, apoiada no posicionamento “Empreendedorismo que Transforma”, delineia a proposta desta evolução. Segundo o superintendente, “pessoas com atitude empreendedora mudam o mundo” e é isto que o Sebrae quer possibilitar ao pequeno e médio empreendedor, facilitando o diálogo e o relacionamento da instituição com o público-alvo. “Apostamos nisso, de que nossas cidades, nossas comunidades precisam incorporar atitude empreendedora, estejam onde estiverem, em todos os setores da economia”.
A nova Unidade de Negócios chega com este propósito, de ser “um espaço mais jovem, mais contemporâneo, mais digital”, como reitera Derly Fialho, agregando profissionais de duas outras estruturas que deixam de operar a partir de agora, uma situada na Rua João Manoel, também no centro da Capital e outra na zona norte, na Av. Sertório. São no total 45 colaboradores, que integram uma equipe voltada a atender 37 municípios gaúchos.
Paulo César Bruscato, titular da Gerência Regional Metropolitana do Sebrae explica que a Unidade de Negócios está apoiada em três conceitos. O primeiro deles é a conexão, que vem a ser “uma escutativa do empreendedor”, que pode se valer no térreo da loja, onde estão instalados modais físicos que direcionam ao encaminhamento direto das necessidades do cliente. No segundo piso, “o conceito é relacional”, como diz Paulo César Bruscato, com uma dinâmica de maior valor agregado e uma consultoria também para receber os parceiros, esclarecendo dúvidas com maior diálogo. Já o terceiro conceito pode ser traduzido por um ambiente de experiência, mais interativa, incluindo rodada de negócios regionais e nacionais, onde todos se somam para agregar maior contato, num relacionamento mais próximo com o empreendedor. “O processo é de transformação, queremos que o empreendedor saia de nossa loja diferente do jeito que entrou”.
Até o final de 2018, duas novas lojas com este mesmo formato estarão abrindo suas portas no Rio Grande do Sul, uma em Caxias do Sul e outra em Livramento. Ao todo, 10 delas estarão em operação até o início de 2020 no RS. “Este projeto piloto inspirou o Sebrae Nacional, que estará usando este mesmo posicionamento, em breve”, finaliza Derly Fialho. (Clarice Ledur)