Ícone do site Jornal O Sul

Secretaria da Educação de Porto Alegre paralisa concurso de professores, que terá mudanças

Futuro comando da pasta quer um processo seletivo mais criterioso. (Foto: EBC)

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre suspendeu temporariamente o andamento do concurso para a contratação de professores, cuja prova objetiva seria realizada no dia 15 de dezembro. Conforme a prefeitura, a medida foi tomada para que o processo seletivo seja “mais criterioso e alinhado às demandas”. Edital e cronograma devem ser republicados em breve.

Ainda conforme a administração municipal, a decisão é “fundamentada em estudos recentes que afirmam ser o professor o fator intraescolar que mais impacta na aprendizagem”. Também é mencionado o fato de que as alterações devem seguir diretrizes de organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID):

“A mudança busca enfrentar desafios evidenciados pelo desempenho do município em indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.

O novo rumo agora imposto ao concurso é uma das primeiras decisões da Smed durante o processo de transição da atual gestão para o futuro titular da pasta, Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio (Região Metropolitana de Porto Alegre). Ele acrescenta:

“As alterações reforçam o compromisso em selecionar os melhores profissionais para atender as necessidades da rede municipal, garantindo um ensino de qualidade que impacte positivamente a aprendizagem dos alunos e os indicadores educacionais”.

Seleção mais exigente

As mudanças em curso abrangem, para os próximos concursos públicos para professores municipais, a inclusão de duas novas etapas: prova didática e avaliação psicológica, ambas de caráter classificatório e eliminatório. Com a palavra, a Smed:

“A etapa didática consiste na simulação de uma aula, por meio da exposição oral sobre um dos temas que compõem o conteúdo programático da disciplina, para uma banca de professores avaliadores. Os candidatos aprovados passarão, então, por uma avaliação psicológica realizada por profissionais da área da psicologia”.

O secretário-adjunto de Administração e Patrimônio, Richard dos Santos Dias, complementa: “Assim que a demanda foi apresentada pela gestão e equipe de transição da Smed, a Secretaria de Administração e Patrimônio se prontificou a assumir o desafio de atuar para qualificar nossos concursos, qualificando os quadros técnicos selecionados”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile