Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de junho de 2024
A partir desta segunda-feira (24), os serviços presenciais da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre estarão à disposição também em dois postos do Tudo Fácil. Na lista estão as unidades do Camelódromo do Centro Histórico (avenida Júlio de Castilhos nº 235) e do Bourbon Wallig (avenida Assis Brasil nº 2.611, na Zona Norte). Trata-de de medida emergencial, devido à necessidade de reforma no prédio do órgão municipal, inundado em maio.
“Essa decisão foi tomada para minimizar possíveis transtornos aos contribuintes durante o período de obras e, assim, garantir que todos os serviços continuem disponíveis em locais estratégicos da capital gaúcha”, ressalta o titular da pasta, Rodrigo Fantinel.
O Tudo Fácil já presta ao cidadão uma série de serviços relacionados à Fazenda Municipal, tais como a emissão de guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Agora, as unidades atenderão todas as demandas já disponíveis na loja da Fazenda, contando para isso com o envio de servidores e equipamentos para as duas centrais de atendimento, onde desempenharão suas atribuições no órgão estadual.
No Tudo Fácil do Camelódromo, os serviços são prestados das 9h às 16h. Na Zona Norte, a faixa vai das 10h às 17h, de acordo com o funcionamento do shopping. A iniciativa é viabilizada por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e deve prosseguir até dezembro, prazo estimado para conclusão da reforma na Secretaria Municipal da Fazenda.
Procon Municipal
Também nesta segunda-feira, o Procon de Porto Alegre – vinculado à Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) – retoma o atendimento presencial aos consumidores no segundo andar do Mercado Público. O expediente é reduzido, entre 9h e 13h, de segunda a sexta-feira.
“Ainda estamos reorganizando o atendimento presencial”, salienta o diretor do órgão, Rafael Gonçalves. Ele acrescenta que a equipe prosseguirá no mais popular centro de compras da cidade até a mudança para a nova sede, localizada na rua Sete de Setembro (também no Centro Histórico), severamente afetada pela enchente do mês passado.
O cidadão também pode entrar em contato com o Procon por meio do aplicativo 156 (disponível para download gratuito em celulares). Outra alternativa é o número de whatsapp (51) 3433-0156, digitando-se a opção 2.
(Marcello Campos)