Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Secretária da Saúde de Porto Alegre testa uso do “gás hilariante” em anestesias odontológicas

Compartilhe esta notícia:

O projeto-piloto começou na segunda semana de abril e é desenvolvido por duas profissionais habilitadas.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
O projeto-piloto começou na segunda semana de abril e é desenvolvido por duas profissionais habilitadas. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Conhecido como “gás hilariante” por causa do efeito de relaxamento e euforia, o óxido nitroso tem sido utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre na anestesia de pacientes odontológicos com necessidades especiais. O projeto-piloto começou na segunda semana de abril e é desenvolvido por duas profissionais habilitadas, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do IAPI, na Zona Norte.

O gás é inalado com o auxílio de uma máscara pelo paciente, que permanece consciente e monitorado durante todo o tempo de atendimento.

O menino Lucas, de 9 anos, que é autista, testou e aprovou a nova sedação. A extração do dente foi rápida e indolor. “Parecia que eu estava em outro mundo”, relatou. Seu pai, Leandro Mendonça, também ficou satisfeito com a novidade: “Acredito que o uso da sedação com óxido nitroso torna os procedimentos de pacientes com necessidades especiais muito mais rápidos e tranquilos”.

A sedação com óxido nitroso exige o acompanhamento de dois profissionais, um para atender o paciente e outro para operar o aparelho de saída do gás. Na cidade, as duas profissionais habilitadas são as cirurgiãs-dentistas Aline Macarevich Condessa e Carolina Kremer Klein.

Elas explicam que os pacientes encaminhados para o CEO IAPI não puderam receber tratamento em consultórios de unidades de saúde, seja por alguma fobia, pânico ou outra dificuldade de manejo que impediu o atendimento convencional odontológico.

“Agora, temos um recurso a mais para reduzir a fila de espera por atendimento hospitalar, já que certos procedimentos acabavam exigindo anestesia geral, além de dar mais conforto aos pacientes, incluindo aqueles que a gente já consegue atender aqui no CEO”, avalia Aline. A ideia é oferecer um atendimento mais qualificado e tranquilo para as famílias, os pacientes e a própria equipe.

Entre os benefícios da sedação com óxido nitroso, Carolina destaca redução da ansiedade e da dor, aumento da tolerância para procedimentos longos e melhora na oxigenação. “É um método considerado muito seguro e pode ser utilizado em crianças, tem efeito imediato e eficiente e é facilmente reversível”, diz.

O aparelho de sedação de óxido nitroso teve um custo de R$ 14 mil, e os gases somaram o valor de R$ 3 mil. As duas profissionais precisam estar capacitadas com curso específico para o manejo do gás.

Vantagens da sedação com óxido nitroso na odontologia:

* Relaxamento – ajuda a diminuir a ansiedade e a tensão do paciente, proporcionando um estado de relaxamento profundo;
* Redução da dor – tem efeito analgésico e reduz a ansiedade, que por sua vez reduz a tolerância à dor;
* Aumento da cooperação do paciente – o paciente se torna mais cooperativo e reduz a reação contrária ao atendimento odontológico;
* Segurança – é um método considerado muito seguro e pode ser utilizado inclusive em crianças;
* Procedimento não invasivo – tem efeito imediato e eficiente;
* Facilidade de reversão – a sedação é facilmente reversível.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Durante quase duas semanas, o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados “cozinhou” o governo em banho-maria, sem dizer sim ou não ao convite para o Ministério das Comunicações
Com falta de doses, postos de saúde de Porto Alegre suspendem a vacinação contra dengue
https://www.osul.com.br/secretaria-da-saude-de-porto-alegre-testa-uso-do-gas-hilariante-em-sedacoes-odontologicas/ Secretária da Saúde de Porto Alegre testa uso do “gás hilariante” em anestesias odontológicas 2025-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar