Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
32°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Secretaria da Saúde estuda ampliar testagem para diagnóstico da Covid-19 no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Os exames de biologia molecular são aplicados em pessoas internadas em estado grave com sintomas respiratórios e em profissionais de saúde

Foto: Reprodução
Os exames de biologia molecular são aplicados em pessoas internadas em estado grave com sintomas respiratórios e em profissionais de saúde. (Foto: Reprodução)

Técnicos da Secretaria da Saúde do RS e do Centro de Operações Emergenciais apresentarão, dentro de alguns dias, novos critérios para definir as populações que poderão realizar os exames de diagnóstico da Covid-19.

Atualmente, os exames de biologia molecular, chamados de RT-PCR, são aplicados em pessoas internadas em estado grave com sintomas respiratórios e em profissionais de saúde que trabalham diretamente na linha de frente do combate à pandemia. Com os novos critérios, outras pessoas em maior situação de risco ou economicamente ativas que apresentarem sintomas poderão também ser testadas.

“O teste pode ser o RT-PCR ou o teste rápido sorológico, dependendo da oportunidade”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.

O exame de biologia molecular (RT-PCR), que é feito pelo Laboratório Central do Estado, mostra se a pessoa está ou não com o vírus naquele momento. Depois que passam os sintomas, o teste rápido sorológico (que usa apenas uma gota de sangue) pode demonstrar se a pessoa já tem anticorpos da doença.

O assunto foi tratado durante reunião da Secretaria da Saúde com integrantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul e secretários municipais por videoconferência na quinta-feira (07).

Na oportunidade, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância do distanciamento social de forma controlada e planejada. “Já podemos ver o resultado dos nossos esforços aqui no Estado, que nos permitiram desacelerar a transmissão do coronavírus e organizar a rede assistencial para os momentos mais críticos que possivelmente ainda virão”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Transporte coletivo tem ampliação de viagens em razão do aumento de passageiros em Porto Alegre
Após dois anos, Fabrício Werdum retorna ao octógono do UFC neste sábado
https://www.osul.com.br/secretaria-da-saude-estuda-ampliar-testagem-para-diagnostico-da-covid-19-no-rio-grande-do-sul/ Secretaria da Saúde estuda ampliar testagem para diagnóstico da Covid-19 no Rio Grande do Sul 2020-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar