Equipes da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) intensificam a vacinação de idosos acamados e domiciliados residente em Porto Alegre. Acompanhamento das equipes das unidades de saúde aponta que, de 7 de julho a 9 de agosto, foram vacinados em domicílio 580 idosos contra a gripe, além da aplicação de 435 doses contra Covid-19 e de 165 vacinas pneumo23.
A ideia é proteger esse público de doenças infecciosas potencialmente graves, reduzindo o risco de quadros infecciosos agravados por comorbidades. A diretora de Atenção Primária, Vânia Frantz, lembra que o sistema imune de uma pessoa idosa é naturalmente mais vulnerável na comparação com alguém mais jovem. “Especialmente nessa população, as vacinas são fundamentais para manter a saúde e a qualidade de vida”, destaca.
Estar em dia com o calendário vacinal ajuda a evitar agravos, como uma possível pneumonia, hospitalização prolongada e óbitos. “A vacinação em idosos é uma das medidas mais importantes e eficazes para prevenir doenças e reduzir a mortalidade”, diz Vânia.
Conforme estimativa do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a gripe, Porto Alegre possui um contingente de 313.117 idosos. Até esta quarta-feira, 9, um total de 204.483 foram vacinados contra a gripe na Capital, chegando a 65,31% desse público.
Contra a Covid-19, mais de 1 milhão de doses de vacinas monovalentes foram aplicadas nessa população, de acordo com o LocalizaSUS, sendo que 150.362 estão protegidos com a bivalente.
A vacinação de pessoas acamadas, restritas ao leito, pode ser solicitada na unidade de saúde de referência da família, conforme o endereço de moradia na Capital.