Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O deputado estadual Gerson Burmann manteve o que anunciara há algumas semanas e deixou a Secretaria de Obras do Estado. Trata-se de uma sinalização concreta de que, na próxima segunda-feira, o PDT deverá anunciar oficialmente seu rompimento com o governo de José Ivo Sartori (PMDB). Isso significará a entrega de mais de uma centena de cargos de confiança.
A disposição do PMDB, de lançar José Ivo Sartori (PMDB) como candidato à reeleição, apressou a decisão da cúpula do PDT. Os trabalhistas preparam a candidatura do ex-petista Jairo Jorge para enfrentar Sartori na eleição ao Piratini no próximo ano. O secretário Geral de governo Carlos Búrigo responde interinamente pela pasta de Obras.
O protesto na RS-118
O grupo de invasores que construíram moradias nas margens da RS-118 reclama do atraso no pagamento do aluguel social que lhes foi prometido pelo governo do Estado, até que sejam construídas novas moradias para suas famílias. Trata-se de dezenas de pessoas, que foram estimuladas por políticos desonestos a invadirem, ao longo de muitos anos, os espaços públicos. Para construir a duplicação da RS-118, o governo precisou desalojar os invasores.
Para que deixassem as áreas invadidas, prometeu moradia nova e o aluguel social, que agora não lhes é pago. Agora, esse grupo inferniza todos os dias, no início e final da tarde, a milhares de cidadãos que não invadiram nenhuma área e que precisam utilizar a RS-118 para trabalhar e retornar às suas casas.
Vem aí a Abratur
O governo está decidido a criar uma agência para o desenvolvimento do turismo. Seria a Abratur, Agência Brasileira de Promoção do Turismo, que substituirá a Embratur. Integrantes da cúpula do governo realizam acertos finais para lançar no próximo dia 11 medida provisória prevista para reforçar o setor do Turismo.
Em negociação desde o início do ano, um dos principais impasses para se fechar o texto tem sido a dificuldade de encontrar uma fonte de financiamento para a nova agência. Uma das alternativas colocadas em discussão é usar parte dos recursos arrecadados com a Loteria Federal, administrada pela Caixa Econômica Federal.
Os novos gestores do Salgado Filho chegaram
O governador gaúcho José Ivo Sartori recebeu ontem os executivos do grupo alemão Fraport AG Frankfurt, empresa que irá administrar o Aeroporto Internacional Salgado Filho nos próximos 25 anos. O compromisso da empresa prevê a ampliação do terminal de passageiros, do pátio de aeronaves, do estacionamento e da pista de pouso e decolagem em mais 920 metros, no prazo de 52 meses após assinatura da concessão.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.