Terça-feira, 01 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 29 de março de 2025
Ampliar a identificação e o tratamento de doenças como a hepatite C está entre os objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre com o programa “Teste e Trate”. Dentre os públicos-alvo prioritários da iniciativa estão indivíduos em situação de rua e outros públicos vulneráveis.
O procedimento é oferecido de segunda a sexta-feira, de forma gratuita, em 134 postos da rede. A lista inclui o Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha nº 27 (próximo à avenida Mauá, no Centro Histórico), das 8h às 17h.
Na manhã desse sábado (29), a equipe da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose (Caist) esteve na ação “Prato Feito das Ruas”, realizada na avenida João Pessoa (bairro Azenha) e que tem por foco o fornecimento de alimentação a pessoas em situação de rua.
Além dos testes para diagnóstico de hepatite C, foram realizados exames de sífilis, hepatite B e HIV, bem como coletas de sangue e serviço de aconselhamento. O tratamento é disponibilizado a todos que recebem resultado positivo para quaisquer infecções.
Doença silenciosa
A hepatite C é conhecida por ser uma doença “silenciosa”, devido ao fato de os sintomas geralmente se manifestarem tardiamente. Por esse motivo, muitos indivíduos não sabem do contágio. Dentre os riscos estão diabetes, complicações hepáticas e renais, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
(Marcello Campos)