Ícone do site Jornal O Sul

Secretário aguarda providências da Brigada Militar sobre declaração de oficial, que mandou chamar o Batman

Sugestão de tenente-coronel ocorreu diante de pedido por segurança na Serenata Iluminada. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, afirmou nesta segunda-feira (8) que aguarda providências da BM (Brigada Militar) em relação ao comandante do 9° BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Francisco Vieira, que sugeriu à população chamar o super-herói Batman para conter assaltos ocorridos na Serenata Iluminada – evento que ocorreu no Parque da Redenção no último sábado (6).  O comentário do policial militar foi feito em um grupo do aplicativo Whatsapp, no qual são repassadas informações sobre ocorrências da área do 9° BPM.

Jacini reforçou que Vieira é subordinado ao CPC (Comando de Policiamento da Capital) e ao Comando-Geral da BM. “Eu estou aguardando todas as providências e imagino que as medidas a serem adotadas pela hierarquia e estrutura da Brigada venha a corrigir ou a sanar essa questão. Estou no aguardo dessas providências”, disse o secretário.

Questionado se considera a declaração do comandante do 9 BPM um erro, o titular da SSP (Secretaria de Segurança Pública) salientou que não iria “fazer nenhuma análise, nenhum conceito, nenhum juízo”. Jacini complementou ainda que ele não pode achar isso ou aquilo, tem que decidir em cima de fatos concretos e então ter um parecer. “A decisão do secretário tem que ser objetiva e não em cima de hipóteses. A decisão do comando pode encerrar o assunto”, concluiu ele.

“Chamem o Batman”

O tenente-coronel Francisco Vieira, comandante do 9 BPM, declarou, na noite do último sábado, que quem frequenta a Serenata Iluminada, no Parque Redenção, não quer a presença da Brigada Militar. “Agora aguentem. Chamem o Batman”, ironizou. A afirmação foi feita em um grupo nas redes sociais após ter sido indagado por dois jornalistas sobre o policiamento no local.

Os repórteres, um do jornal Correio do Povo e o outro da Rádio Guaíba, que estavam no evento, questionaram a BM sobre a presença de viaturas, depois que presenciaram dois assaltos na área. Indagado se a Brigada Militar atua onde quer, o oficial respondeu: “Mande ligar para o 190. Você está no evento? E o evento nem permissão tem, ou seja, fazem já não querendo a BM”. Ele comentou ainda que “gente de bem está em casa”.

O policial, que é o responsável por garantir a segurança na região, desaconselhou a participação na festa. Ele orientou a população a procurar o “Batman” ou o “Super Homem”.

Serenata Iluminada

O evento, organizado desde 2012 através das redes sociais, já tinha 22 mil pessoas confirmadas no Facebook para a edição da noite de sábado. Além da Redenção, a Serenata já ocorreu em outros parques de Porto Alegre e, também, na Praça da Alfândega, no Centro da Capital.

Tradicionalmente, os participantes levam lanches e, através de atrações musicais, defendem a ocupação de espaços públicos que, normalmente, não têm vida no turno da noite.

A festa também defende o não cercamento do Parque Farroupilha, já que um plebiscito deve questionar a população da Capital, nos próximos meses, sobre a possível instalação de grades na Redenção.

Sair da versão mobile