Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Secretário-Geral das Nações Unidas anuncia a morte de um dos funcionários da ONU acusado de participação no ataque do Hamas contra Israel

Compartilhe esta notícia:

De acordo com António Guterres, outros nove funcionários foram demitidos, e as identidades de outros dois estão “sendo esclarecidas”.

Foto: Eskinder Debebe/UN Photo
(Foto: Eskinder Debebe/UN Photo)

Dos 12 funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) supostamente envolvidos no ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro, um funcionário foi morto, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Ainda de acordo com Guterres, outros nove funcionários foram demitidos, e as identidades de outros dois estão “sendo esclarecidas”.

“As Nações Unidas estão tomando medidas rápidas na sequência das alegações extremamente graves contra vários funcionários da Agência de Assistência e Obras da ONU (UNRWA)”, disse Guterres neste domingo (28), acrescentando que o órgão de supervisão da ONU já lançou uma investigação e uma revisão independente está prevista.

“Qualquer funcionário da ONU envolvido em atos de terror será responsabilizado, inclusive através de processo criminal”, disse o secretário-geral.

O secretário-geral instou, no entanto, os países a continuarem a assistência financeira à UNRWA, que apoia 2 milhões de habitantes da Faixa de Gaza que dependem da “ajuda crucial” para a “sobrevivência diária”, alertando que o financiamento atual da agência “não lhe permitirá cumprir todos os requisitos para os apoiar em fevereiro.”

Na sequência das alegações contra a UNRWA, nove países suspenderam até agora o financiamento da principal agência da ONU em Gaza.

“Embora compreenda as suas preocupações – fiquei horrorizado com estas acusações – apelo veementemente aos governos que suspenderam as suas contribuições para, pelo menos, garantirem a continuidade das operações da UNRWA”, disse Guterres.

“Os alegados atos repugnantes destes funcionários devem ter consequências. Mas as dezenas de milhares de homens e mulheres que trabalham para a UNRWA, muitos deles em algumas das situações mais perigosas para os trabalhadores humanitários, não devem ser penalizadas. As necessidades das populações que atendem devem ser atendidas”, disse ele.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Coreia do Sul acusa a Coreia do Norte de disparar mísseis pela 2ª vez na semana
Unidade móvel de saúde de Porto Alegre atende moradores de quatro bairros nesta semana
https://www.osul.com.br/secretario-geral-das-nacoes-unidas-anuncia-a-morte-de-um-dos-funcionarios-da-onu-acusado-de-participacao-no-ataque-do-hamas-contra-israel/ Secretário-Geral das Nações Unidas anuncia a morte de um dos funcionários da ONU acusado de participação no ataque do Hamas contra Israel 2024-01-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar