Quinta-feira, 24 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul “Seguimos atentos, mobilizados e trabalhando para proteger todos os gaúchos”, afirma o governador Eduardo Leite após temporais

Compartilhe esta notícia:

Foto: Reprodução de vídeo
(Foto: Reprodução de vídeo)

Após os temporais que castigaram dezenas de municípios gaúchos na segunda-feira (21), o governador do RS, Eduardo Leite, afirmou que as equipes do governo do Estado estão mobilizadas para atender as regiões afetadas e proteger a população. “Seguimos atentos, mobilizados e trabalhando para proteger todos os gaúchos”, declarou o chefe do Executivo nas redes sociais.

“Conversei com prefeitos da Região Sul, especialmente de Pelotas e Rio Grande, atingidas por ventos muito fortes. Determinei à Defesa Civil o envio de mais telhas para atender famílias de baixa renda que tiveram suas casas destelhadas. Também contatei a distribuidora de energia para reforçar as equipes e dar atenção especial ao fornecimento para hospitais e estações de tratamento de água, garantindo o funcionamento dos serviços essenciais e o abastecimento das cidades. No início da noite [de segunda], recebi a informação de que o fornecimento já havia sido restabelecido para diversos consumidores e também em Santa Vitória do Palmar, que chegou a ficar totalmente sem energia. As equipes seguem trabalhando nos locais afetados. Estamos em contato, ainda, com as operadoras de telefonia para agilizar o restabelecimento das telecomunicações, prejudicadas pela queda de torres e de equipamentos de antenas em algumas cidades”, disse Leite.

“No Vale do Taquari, a Defesa Civil acompanha atentamente a elevação do rio. Em algumas localidades, foram registrados cerca de 200 mm de chuva nas cabeceiras de rios da bacia Taquari-Antas, provocando a rápida elevação do Taquari. Conversei com o prefeito de Encantado e com as prefeitas de Estrela, Lajeado e Santa Tereza. Seguimos em contato permanente, junto com a Defesa Civil, acompanhando a situação e preparando as providências necessárias. As projeções são compartilhadas com os municípios para orientar a retirada preventiva das famílias das áreas de risco. Também monitoramos a vazão das usinas da bacia, dado fundamental para projetar o nível que o Rio Taquari poderá atingir”, prosseguiu o governador.

“Equipes das forças de segurança também estão sendo deslocadas para eventual apoio. Pedimos que todos permaneçam atentos às orientações das Defesas Civis municipais e acompanhem os canais oficiais do governo do Estado e da Defesa Civil Estadual”, concluiu o chefe do Executivo.

Pelo menos 119 municípios gaúchos reportaram danos à Defesa Civil Estadual em razão dos temporais. Quatro pessoas morreram: duas em Flores da Cunha, uma em Caxias do Sul e uma em Pelotas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Delmar
22 de setembro de 2026 10:35

Sr. Eduardo Leite: o senhor nunca protegeu nenhum gaúcho.

Última edição 1 dia atrás por Delmar
MIRO
22 de setembro de 2026 09:52

Os Piores estão no poder…Esta COISA, é uma piada….Fala…Fala…Fala…mas não faz nada….

Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta terça-feira
Helicóptero com o cantor sertanejo Rick, da dupla Rick e Renner, e mais três pessoas está desaparecido em Santa Catarina
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x