Ícone do site Jornal O Sul

Começa nesta quinta-feira a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul

Nova fase contempla segmentos como os agentes de segurança pública. (Foto: EBC)

A exemplo dos demais Estados, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na manhã desta quinta-feira (16) em todo o Rio Grande do Sul. O público-alvo da nova fase são doentes crônicos, prisioneiros e funcionários do sistema carcerário, agente de segurança pública e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

O procedimento é realizado principalmente nos postos públicos de saúde e nos locais de trabalho, além de opções como “drive-thrus” (instalações improvisadas, nas quais a pessoa recebe a injeção sem precisar descer do veículo) para doentes crônicos, desde que comprovada a condição especial mediante atestado ou receita médica compatível com o problema alegado.

Para os portuários e motoristas de transporte coletivo, por sua vez, é exigida a apresentação de carteira funcional, ao passo que no caso dos caminhoneiros basta portar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Nos municípios gaúchos, a imunização (iniciada no dia 23 de março pelos profissionais da saúde e idosos) começa agora pela aplicação de 90% das 272 mil doses recebidas do Ministério da Saúde – quinto lote deste ano. A próxima remessa será de 284 mil unidades, que serão encaminhadas às 19 CRSs (Coordenadorias Regionais de Saúde) a partir desta sexta-feira.

Vale lembrar que em Porto Alegre a aplicação das doses já começou na terça-feira, pela imunização de agentes da GM (Guarda Municipal) em farmácias de três redes conveniadas, e prossegue normalmente nas próximas semanas. Um dos objetivos da antecipação é contribuir para a não ocorrência de aglomerações nos pontos de vacinação, até porque os idosos continuam a ser vacinados.

Já a terceira e última etapa começa no dia 9 de maio. Os grupos prioritários serão crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), tribos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e professores.

Balanço da primeira etapa

Um balanço oficial da primeira fase da campanha de imunização contra o vírus influenza no Estado aponta que, em pouco mais de 20 dias, mais de 260 mil profissionais gaúchos da área da saúde receberam a injeção, o que representa cerca de 85% do grupo almejado pela campanha no Estado.

Já entre os gaúchos com idade a partir de 60 anos, o contingente foi de aproximadamente 1,2 milhão, o que representa 90% desse segmento populacional no Rio Grande do Sul – em Porto Alegre, o índice já se aproxima de 100%.

Idosos que não puderam comparecer aos postos de saúde na primeira fase da campanha ainda podem procurar a vacina nas suas cidades. A titular da SES (Secretária Estadual da Saúde), Arita Bergmann, reitera a grande procura dos idosos pela imunização e elogia o comportamento da maioria das pessoas, que respeitaram medidas de prevenção ao coronavírus nos locais, como por exemplo o distanciamento mínimo entre os indivíduos nas filas.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile