Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Quase dez anos depois, Mercado Público de Porto Alegre tem o segundo andar novamente liberado à população

Compartilhe esta notícia:

O espaço recebeu um novo projeto luminotécnico, que melhorará a eficiência energética do sistema e contará com iluminação operacional.

Foto: Alex Rocha/PMPA
Espaço recebeu novo projeto luminotécnico, que melhorará a eficiência energética e contará com sistema operacional. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

O segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre voltou a ser liberado ao público, quase dez anos depois. Na noite de 6 de julho de 2013, um incêndio destruiu aproximadamente 60% do pavimento.

Conforme a associação de comerciantes do local, os estabelecimentos que retomarão atividades em seus espaços de origem estão o Bar Chopp 26, sorveteria Beijo Frio e os restaurantes Mamma Júlia, Telúrico e Marco Zero – os dois últimos em um segundo momento. Outros nove pontos serão licitados pela prefeitura e receberão novos permissionários.

Investimento

A troca dos equipamentos, reforma elétrica e abertura dos novos banheiros garantiram acessibilidade, segurança e conforto a usuários e comerciantes. Os recursos para a realização da reforma fazem parte de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan.

A pedido do Executivo Municipal, a empresa concordou em antecipar o cumprimento das obrigações do TCAP para viabilizar a reabertura do Mercado Público, que contará com investimento de até R$ 9,4 milhões.

Escadas rolantes

A troca das escadas rolantes representa um investimento de R$ 1,06 milhão. Os equipamentos, fabricados pela empresa Otis, possuem dispositivo de segurança multifuncional – ao detectar um problema, o sistema ativa os freios de forma rápida e consistente – e as caixas de entrada do corrimão com o pilar alongado proporcionam aos passageiros maior tempo para segurá-lo.

Elevadores

Os novos elevadores do Mercado Público possuem tecnologia avançada, que consome menos energia elétrica, e utilizam correias planas revestidas de poliuretano ao invés de cabos de aço.

As cintas de elevação são até 20% mais leves e duram até três vezes mais que o cabo de aço convencional, eliminando o contato entre o metal das polias e o metal dos cabos utilizados em sistemas tradicionais, resultando em uma viagem mais silenciosa. O motor dos novos elevadores permanece no poço, eliminando a necessidade de uma sala de máquinas separada.

Reforma elétrica

Foram substituídas as instalações provisórias instaladas no pavimento superior, dando lugar e uma rede adequada às exigências do novo Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), aprovado no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), e aos requisitos da subestação de energia elétrica e do quadro geral de distribuição de baixa tensão (QGBT).

O espaço recebeu um novo projeto luminotécnico, que melhorará a eficiência energética do sistema e contará com iluminação operacional e de serviço necessárias às áreas comuns.

Também foram instaladas novas luzes de emergência – incluindo balizamento de rotas de fuga – e novas redes lógica e de telefonia, modernizando a capacidade de comunicação e conectividade do Mercado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Peru escolhe Porto Alegre como sede das celebrações em alusão ao seu 201º Aniversário de Independência
Pedro Ruas desiste de candidatura própria para ser vice na chapa do petista Edegar Pretto ao governo gaúcho
https://www.osul.com.br/segundo-andar-do-mercado-publico-de-porto-alegre-e-liberado/ Quase dez anos depois, Mercado Público de Porto Alegre tem o segundo andar novamente liberado à população 2022-07-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar