Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de outubro de 2016
Aulas exclusivas sobre elaboração de espumantes, método tradicional e champenoise, além de dicas sobre a sintonia fina do vinho. Esses serão alguns dos tópicos abordados no segundo módulo do curso Aprendendo com Enólogos, uma parceria entre a Secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e a Associação Brasileira de Enologia (ABE). O curso acontece nesta sexta-feira (7), na Vinícola Cave Geisse, e sábado na Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira. As aulas serão ministradas pelos renomados enólogos Carlos Abarzúa e André Peres Jr.
Por ser realizado nas próprias vinícolas, o curso permite que os alunos vivenciem na prática os assuntos abordados e degustem alguns dos vinhos ícones de cada vinícola participante. “Aprender em ambientes reais, aliado à extensa experiência dos professores, tornam esse curso uma oportunidade única de aprender sobre alguns dos mais desafiadores assuntos do mundo de Baco”, destaca a presidente da ABS-RS, Andreia Gentilini Milan.
E mesmo quem não fez o primeiro módulo, realizado em agosto, é possível participar do segundo módulo, já que os temas são independentes. Participante do primeiro módulo, Eduardo Picetti Torezan destaca que o curso trouxe a possibilidade de validar conceitos diretamente com os profissionais. “Algumas das respostas são obtidas durante o decorrer das aulas. Então, para quem é autoditada, que explora livros e sites em busca de informações – às vezes conflitantes, eu diria que esse é um meio para buscar esclarecimentos”, acrescenta. Luciano da Rosa também recomenda o curso. “O curso é inovador, pois conhecedores do mundo do vinho ensinam suas técnicas e falam com propriedade do assunto”, observa.
Também participante do primeiro módulo, Nelsir Carlos Kuffel, gerente de Marca da Casa Valduga, relata que os conhecimentos adquiridos foram muito valiosos, especialmente para quem não é enólogo, como ele, sem falar na grande atenção e detalhes vivenciados com os profissionais. “Estou com boas expectativas também para o próximo módulo que estou inscrito. Recomendaria para todos que tem interesse e até mesmo para os enólogos, como forma de reciclagem e contribuições durante as aulas”, enfatiza.