Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de novembro de 2024
A Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) de Porto Alegre colocou em operação dois drones para reforço das ações de monitoramento sobre escolas, postos de saúde, prédios públicos, praças e parques. Adquiridos recentemente, os equipamentos contam com mensagens de voz e iluminação especial para uso em voos noturnos, permitindo o mapeamento ostensivo e em tempo real de áreas rastreadas pelos agentes.
De acordo com a prefeitura, a tecnologia operada por controle remoto tem sido decisiva em locais como áreas de lazer como os parques da Redenção e Moinhos de Vento: “Os drones podem ser utilizados em casos envolvendo invasão, furtos, roubos, atos de importunação e assédio, além de buscas por suspeitos foragidos”.
Para cada captura de vídeo e foto, o drone reproduz a versão mediante escaneamento térmico, permitindo identificar a presença e movimentos de um indivíduo, por exemplo. Também permitem interagir com a população, disparando o seguinte comunicado: “A Guarda Municipal informa que este local é monitorado por câmeras capazes de reconhecer faces e conta com monitoramento 24 horas”.
Ações preventivas como rondas estão sendo realizadas durante durante todos os dias da semana, em sistema full-time. A novidade demandou um investimento de R$ 42,3 mil por unidade. A SMSeg reforça que qualquer cidadão pode colaborar com a segurança pública da capital gaúcha, informando situações suspeitas ou ocorrências já em andamento, por meio dos telefone 156 e 153. Outra opção é acionar a Brigada Militar, pelo número 190.
(Marcello Campos)