Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de março de 2016
Um beijo dado por dois deputados espanhóis de esquerda durante a sessão de posse dos novos integrantes da Casa, gerou muitos comentários – contra e a favor – nas redes sociais.
O deputado Pablo Iglesias, do partido Podemos, e Xavier Domenech, do partido catalão En Comú Podem, deram um rápido “selinho” após o discurso do último – seu primeiro no parlamento espanhol. Na mesma sessão, Pedro Sánchez, do Partido Socialista, tentava ter a aprovação para formar governo e tornar-se primeiro-ministro, o que não aconteceu.
A Espanha está há dois meses tentando formar um novo governo, sem sucesso. “É bom que nós homens nos beijemos nos lábios também. Me emocionou ouvir o Xavi e demos um beijo,quem dera nesta Câmara houvesse menos insultos e mais beijos, disse [o rei] Juan Carlos uma vez, somos uma fábrica de amor”, explicou Iglesias.
Domenech e Iglesias são apenas aliados políticos. A imagem do beijo chamou ainda mais atenção porque ao fundo há deputados conservadores com feições pouco empolgadas.