Terça-feira, 22 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Sem apoio, “autoridade climática” mofa na Câmara

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A sete meses da COP-30, Lula (PT) tem tudo para chegar ao evento com mais uma promessa não cumprida: “autoridade climática”, geringonça destinada a dividir o poder com o Ministério do Meio Ambiente e Ibama, não corre o risco de sair do papel. Sua criação exige a figura jurídica da emergência climática, como diz a ministra Marina Silva, mas, com o desinteresse do próprio governo, o projeto mofa. O texto de 2020 dormita desde 2021 na Comissão do Meio Ambiente da Câmara.

Projeto ioiô

Entre idas e vindas, a relatoria precisou ser escolhida três vezes, até que parou na deputada Socorro Neri (PP-AC), mas só em 2023.

Sono profundo

Em junho do ano passado, a deputada até apresentou relatório pela aprovação, mas pediu de volta quatro dias depois e a tramitação morreu.

Ativista da lorota

Lula prometeu criar o cargo na eleição de 2022, reforçou a lorota na posse de Marina e reiterou em Manaus, na seca do Amazonas (2024).

Ideia de jerico

No início do governo, Lula ensaiou nomear Simone Tebet a autoridade climática, à revelia de Marina Silva, que não gostou. Nem ninguém.

Mercado não endossa otimismo oficial para 2026

Quase uma peça de ficção, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 não inspira confiança entre agentes do mercado financeiro, como atesta o Boletim Focus, do Banco Central. No texto que o governo Lula mandou ao Congresso Nacional, a previsão é de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que mostra o crescimento de um país, em 2,5% para o próximo ano. No Focus, a expectativa é bem pior, um aguado 1,61%. A inflação projetada de 3,5% vai a 4,5%, segundo o Boletim Focus.

Só no interesse

Felipe Vasconcellos, da Equus Capital, vê mais realismo no Focus, já que as previsões do governo “podem ter interesse político por trás”.

Faz de conta

Gestor da Armada Investimentos, Juliano Fernandes avalia que os dados dependem de um crescimento que não é factível.

Cadê o precatório?

Fernandes cita ainda questões que podem alterar os dados da economia, como a obrigação de pagamento dos precatórios.

Deixou de ser útil

Fontes do Planalto dão como certa a demissão de Anielle Franco na próxima mexida ministerial. “Deixou de ser útil”, dizem com crueldade própria do pragmatismo de Lula. Marielle já não é uma causa após a PF apontar que um aliado do PT, Chiquinho Brazão, foi o mandante.

Vitima tem culpa?

A presença de Anielle também é um incômodo porque faz lembrar o assedio sexual do ex-ministro de Direitos Humanos, do qual foi uma das vítimas. O escândalo continua desgastando fortemente o governo Lula.

Tarcísio é plano B

Mantida a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a avaliação no PP e no União Brasil é de que o candidato ideal seria o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Desemprego em massa

Estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais aponta que o fim da escala 6×1, proposta estúpida em tramitação na Câmara, pode eliminar até 18 milhões de empregos no Brasil.

Dia da Amizade

Lula receberá nesta terça (22) o presidente do Chile, Gabriel Boric, em visita de Estado. Retribui a ida do petista a Santiago, onde foi xingado nas ruas. A visita é pela primeira celebração do “Dia da Amizade”.

Mais um documento

A Comissão de Educação do Senado vota nesta terça (22) o projeto que cria uma carteira destinada a identificar professores da rede pública e privada. Se aprovado sem recurso, seguirá direto para a Câmara.

Nem a data

A defesa do ex-ministro Braga Netto recorreu ao STF contestando o uso de vídeo apresentado por Alexandre de Moraes como prova para torná-lo réu: “Vídeo inclui imagens de datas fora do escopo da acusação”, diz.

Crédito ao STF

Lula acatou pedido do amigo e presidente do STF, Luís Roberto Barroso e liberou mais de R$27 milhões para reforço na segurança da Corte. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Pensando bem…

…o tarifaço no Brasil começou em 2023.

PODER SEM PUDOR

Resposta a cavalgadura

Deputado oito vezes, o general gaúcho Flores da Cunha era muito culto e, grande tribuno, era dono de admirada rapidez de raciocínio. Certa vez, discursava na Câmara, presidida por Ulysses Guimarães, e tentava ignorar os pedidos de aparte de um deputado do baixo clero, que gritava: “Vossa excelência foge ao debate! É incoerente! Dá uma no cravo, outra na ferradura!” Flores da Cunha se impacientou e demoliu o provocador: “⁠Vossa excelência é o culpado! Por que se mexe tanto? Assim não posso ferrá-lo…” O plenário desabou em demorada gargalhada.

(@diariodopoder)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Deputado federal quer obrigar empresas a adotarem medidas de apoio psicológico a funcionários
O Brasil no Vaticano
https://www.osul.com.br/sem-apoio-autoridade-climatica-mofa-na-camara/ Sem apoio, “autoridade climática” mofa na Câmara 2025-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar