Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Sem direito a debate, tailandeses votam lei que fortalece Junta Militar

Compartilhe esta notícia:

Eleitor deposita seu voto em urna de Bancoc, na Tailândia (Foto: Reuters)

Os eleitores tailandeses foram às urnas neste domingo (07) para decidir se aprovam ou rejeitam uma proposta de constituição que fortalece o poder da Junta Militar. Os militares estão no poder há dois anos, desde um golpe que derrubou a então primeira-ministra Yingluck Shinawatra. As cédulas traziam ainda uma segunda questão: o Senado deve intervir na eleição do primeiro-ministro?

A campanha do referendo foi marcada pela proibição dos debates sobre o novo texto, sob pena de prisão, e a prisão de quem defendia abertamente o “não”.

Os panfletos distribuídos pela Comissão Eleitoral associam as novas leis à felicidade do país e mostram fotos de crianças sorridentes. Deixam de lado o fato de que, se o “sim” vencer, o Senado deixará de ser eleito pelo povo e o Parlamento, ainda que eleito, será subordinado à Junta Militar.

O presidente da Junta Militar e primeiro-ministro do país, Prayut Chan-ocha, votou no centro eleitoral de Soi Pradipat 5, em Bancoc. “Se trata do futuro da Tailândia. É a democracia. Vão votar”, pediu.

Os partidários da reforma constitucional alegam que a nova Carta Magna permitirá destravar a burocracia política e organizar as eleições legislativas previstas para 2017. Os primeiros resultados devem ser divulgados às 21h locais (11h de Brasília). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Duas mulheres são presas com 75 mil comprimidos de ecstasy no aeroporto Salgado Filho
“Mesmo se pudesse, não voltaria para ficar”, diz Dilma sobre possibilidade de voltar a ser presidente
https://www.osul.com.br/sem-direito-a-debate-tailandeses-votam-lei-que-fortalece-junta-militar/ Sem direito a debate, tailandeses votam lei que fortalece Junta Militar 2016-08-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar