*Valéria Possamai
Após a conquista da Copa América, o técnico Tite voltou a convocar jogadores para a Seleção Brasileira visando a disputa de dois amistosos contra Peru e Colômbia. O anúncio dos 23 atletas ocorreu nesta sexta-feira (16), na Sede da CBF. Por conta da disputa de Copa do Brasil, jogadores de Grêmio e Inter não foram convocados.
A lista de Tite:
Goleiros: Ederson (Manchester City), Ivan (Ponte Preta) e Ewerton (Palmeiras);
Defensores: Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (São Paulo), Militão (Real Madrid), Fagner (Corinthians), Jorge (Santos), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Samir (Udinese);
Meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Lucas Paquetá (Milan) e Philippe Coutinho (Barcelona);
Atacantes: Bruno Henrique (Flamengo), David Neres (Ajax), Firmino (Liverpool), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vinicius Junior (Real Madrid).
Durante o anúncio dos jogadores, houve a apresentação do novo coordenador de seleções, cargo deixado por Edu Gaspar. O ex-jogador Juninho Paulista assume o posto. O novo diregente anunciou a chegada de um novo analista de desempenho e afirmou que CBF contratará um novo auxiliar técnico, mas que utilizará auxiliares pontuais até lá. O primeiro deles será César Sampaio, que esteve na Copa do Mundo de 1998.
Ausência de Gabriel Jesus
A CBF recebeu punição da Conmebol a Gabriel Jesus e que, diante de uma indefinição antes da convocação, o jogador não foi convocado e cumprirá a suspensão.
Ausência de Everton
Tite afirmou que não convocou Everton por uma questão de “bom senso”. Mesmo que o atacante não jogue no dia 4 de setembro, em função de uma suspensão por três cartões amarelos, ele poderia ficar de fora da final, caso o Grêmio passasse e ele estivesse na Seleção Brasileira.
Amistosos
Os compromissos contra Colômbia e Peru ocorrem nos dias 6 e 10 de setembro, respectivamente, nos Estados Unidos.
*estagiária sob supervisão de Marjana Vargas