Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de maio de 2015
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Por dois dias, esta semana, o deputado federal Darcísio Perondi acompanhou em Curitiba depoimentos de 17 envolvidos na Operação Lava-Jato. Sua conclusão sobre o doleiro Alberto Youssef: “É frio, inteligente, claro e seguro no que diz”. Não vacila em dizer que o núcleo do poder, desde o governo Lula, sabia de tudo que envolveu desvios.
QUILOMETRAGEM ALTA
O deputado federal Onyx Lorenzoni está completando 200 horas de participação nos dois meses e meio da CPI da Petrobras. As reuniões, duas vezes por semana, têm começado às 9h30min e se estendem até às 18h sem interrupções. Os parlamentares já se acostumaram ao lanchinho do meio-dia.
POR UMA AMIZADE
O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, pode arquivar eventual pretensão de vôo maior, como integrar a chapa presidencial de 2018 na condição de vice. A amizade fez com que se tornasse cabo eleitoral do advogado Luiz Edson Fachin, candidato à vaga no Supremo Tribunal Federal. Álvaro contrariou eleitores da oposição que queriam transformar o veto a Fachin em derrota da presidente Dilma Rousseff, autora da indicação. Será aprovado pelo plenário e o senador ficará com a pecha de traidor.
ESTAVA NA HORA
A Câmara dos Deputados aprovou a proposta do deputado federal Luiz Carlos Heinze, que torna obrigatória a realização de testes em produtos agropecuários in natura ou semiprocessados importados, para analisar resíduos de princípios ativos de agrotóxicos. Também determina a inspeção sanitária desses produtos. Não há motivo de diferenciação só porque vêm do exterior. Protegido deve ser o consumidor.
BRIGA DE SEMPRE
Na sessão plenária de hoje, na Assembleia Legislativa, seguiu o Gre-Nal. De um lado, deputados do atual governo afirmando que o caixa do Tesouro está quebrado. De outro lado, a oposição dizendo que não é bem assim e que não adianta apenas chorar. Está faltando a iniciativa de uma torcida mista, para tentar conciliar o antagonismo em nome do interesse público.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.