Com início nesta segunda-feira (21), a 26ª Semana da Pessoa com Deficiência abrange uma série de atividades até o dia 28 em Porto Alegre. Um dos destaques da programação de abertura é a 5ª Conferência Municipal sobre o tema, com debates sobre políticas públicas. Os detalhes estão em prefeitura.poa.br.
Também estão previstas palestras sobre proteção jurídica a pessoas com autismo e a situação atual do mercado de trabalho para pessoas com limitações. Já no “Dia D Municipal”, empresas estarão no Sine Municipal com vagas exclusivas para o segmento (incluindo reabilitados no INSS).
A cultura é outro aspecto valorizado pela iniciativa. Serão promovidas ações com esporte, música, dança e teatro, além de passeio coletivo de bicicleta e, no domingo, uma sessão de cinema acessível na orla do Guaíba, próximo à chaminé da Usina do Gasômetro.
Âmbito nacional
A programação é realizada em sintonia com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela lei federal nº 13.585/2017.
No foco está o estímulo ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para inclusão social desse segmento populacional. Também está na mira o combate ao preconceito e à discriminação.
(Marcello Campos)