Flavio Pereira
Com o aval da presidente Dilma Rousseff, o coordenador político do governo e vice-presidente Michel Temer deve promover esta semana os movimentos para a troca do Ministério do Trabalho e Emprego. Unânime, a bancada federal do PDT quer a substituição de Manoel Dias por um deputado. Embora pelo menos três nomes tenham se apresentado, o favorito de Dilma e Temer é o deputado gaúcho Afonso Motta. Ele reúne os pré-requisitos de conhecimento de gestão e capacidade política, transita em todas as bancadas e dificilmente será batido.
Suplente pode assumir em Brasília
O ex-goleador Washington, ídolo na serra gaúcha, que somou mais de 21 mil votos em Caxias do Sul dos 33,4 mil que conquistou na disputa para a Câmara Federal, é o primeiro suplente da bancada federal do PDT. Washington atualmente ocupa o cargo de Secretário do Meio Ambiente em Caxias do Sul. A Câmara de Caxias abriu a possibilidade da licença para assumir outro cargo eletivo, com o precedente aberto após a licença do vereador Mauro Pereira, que assumiu como segundo suplente na bancada federal do PMDB este ano. Logo em seguida, na ordem de suplência dos deputados federais do PDT gaúcho, vem o atual superintendente do Ministério do Trabalho no Estado, Flavio Zacher.
ATP participa da licitação do transporte
Depois de algumas licitações que resultaram desertas (sem a apresentação de candidatos), hoje, no prazo estipulado para apresentação de propostas para exploração do transporte coletivo de passageiros na capital gaúcha, a ATP, associação que reúne as empresas que prestam o serviço em Porto Alegre, vai apresentar sua proposta. O recebimento de propostas será a partir das 14 horas na prefeitura de Porto Alegre.
PDT fora do governo Sartori?
A possibilidade do governador José Ivo Sartori permitir a privatização da CEEE, a Companhia Estadual de Energia Elétrica, com sérios problemas de gestão, deixa o PDT de cabelo em pé. Um documento dos pedetistas que chegou ao governador é claro: se Sartori produzir algum movimento pela privatização da CEEE, o PDT deixa o governo. Dentro do governo, há uma corrente disposta a pagar para ver, acreditando que dificilmente o PDT deixa o governo e entrega os cargos.
Clubes de futebol terão 240 meses para pagar dívidas
A Câmara dos Deputados poderá votar nesta terça-feira a Medida Provisória 671/15, que trata do refinanciamento em até 240 meses das dívidas fiscais e trabalhistas dos clubes de futebol profissional. A MP 671/15 cria o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, um instrumento de refinanciamento que exige dos clubes que aderirem o cumprimento de critérios de responsabilidade fiscal e de gestão interna. O relatório do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) fixa em até 240 meses o prazo do parcelamento das dívidas dos clubes, seja de futebol ou não, além de prever parcelas menores nos 60 primeiros meses, sonho de consumo de centenas de hospitais filantrópicos de todo o País.