O Instituto Amigos do Fórum Social Mundial realiza na tarde desta quarta-feira (06), a partir das 14h, o 3º Seminário de Articulação do VII Fórum Social Mundial da População Idosa 2022.
O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, ocorre de forma híbrida e está inserido nas programações do Mês do Idoso do município e da Semana Estadual da Pessoa Idosa. A abertura do evento contará com a presença do prefeito em exercício, Márcio Bins Ely.
Presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, o seminário acontecerá no auditório da prefeitura (rua Siqueira Campos, 1300 – 14º andar – Centro Histórico).
O 7º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa acontecerá de 24 a 28 de janeiro de 2022 e está inserido na programação oficial dos 250 anos de Porto Alegre. Desde 2012, a Lei Municipal 11.380 garante a realização do evento por meio de um comitê organizador com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.
De acordo com o secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, a Agenda 2020/2030, anunciada pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde – marcando a Década do Envelhecimento Saudável – é balizadora para o estímulo da promoção de políticas públicas voltadas para essa população.
“É dever de todo gestor público ter um olhar atento aos que mais precisam, em qualquer faixa etária, mas tendo o entendimento de que o envelhecimento saudável passa necessariamente por políticas públicas de qualidade”, afirma.
Marcantônio destaca que essas políticas não devem ser apenas na área da saúde, pois o idoso atua em vários segmentos. “Na área da cultura, o conhecimento do idoso deve ser democratizado, pois é muito rico e pouco aproveitado. É nosso propósito fazer com que o 7º Fórum Social Mundial seja um marco na área cultural”, comenta. O secretário reforça, ainda, a importância da continuidade do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, que nasceu do Fórum Social Mundial.
“A mobilização da sociedade para a continuidade desse importante evento anual, inserido no calendário oficial de Porto Alegre, é fundamental e teve início com o Orçamento Participativo, que é uma referência no mundo”, diz.
Debate
O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial, Lélio Falcão, reforça a importância do evento. “A realização de debates sobre envelhecimento em Porto Alegre no mês de janeiro, pela sétima vez, significa o forte interesse em avançar neste novo e apaixonante tema. Nos próximos anos, cada vez mais este será o debate empolgante, bem mais que a questão ambiental”, destaca. Falcão manifesta o desejo pela realização de 3ª Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento – AME III no Brasil, reforçando a importância que o tema tem para o país, Estado e Porto Alegre.