Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2022
Reuniões virtuais devem assegurar direitos de voz e voto a condôminos
Foto: FreepikO Senado aprovou na terça-feira (15) um projeto de lei que prevê a realização de assembleias de condomínio de maneira remota no País. O texto segue para sanção presidencial.
De acordo com o projeto, assembleias e reuniões de órgãos deliberativos podem ser realizadas por meio eletrônico que assegure os mesmos direitos de voz e voto que os associados teriam em uma reunião presencial. No caso dos condomínios, as assembleias podem ocorrer de forma eletrônica desde que isso não seja proibido pela convenção do prédio.
A convocação da reunião deve trazer instruções sobre acesso, formas de manifestação e modo de coleta de votos. De acordo com o texto, a administração do condomínio não pode ser responsabilizada por problemas técnicos ou falhas na conexão à internet dos condôminos.
A autora da proposta, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), afirmou ter atendido uma demanda de síndicos e condôminos. “Eles têm muita dificuldade de deliberar pautas que exigem quorum especial previsto em lei ou em convenção”, disse Soraya no plenário, após a aprovação do projeto.
“Esse projeto teve início antes da pandemia e ele reforçou a necessidade de oportunizar outras formas de se realizar uma reunião ou assembleia além da forma presencial. O meio virtual tem se tornado mais viável e seguro”, acrescentou.