Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Senado aprova projeto que reformula sistema de crédito cooperativo

Compartilhe esta notícia:

Para o senador Carlos Viana (PL-MG) as cooperativas são importantes para os pequenos produtores rurais.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Para o senador Carlos Viana (PL-MG) as cooperativas são importantes para os pequenos produtores rurais. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei complementar (PLP) que beneficia cooperativas de crédito. O texto prevê a reformulação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Assim, torna impenhoráveis as quotas-parte de capital das cooperativas de crédito; permite o pagamento de bônus e prêmios para a atração de novos associados; e inclui as confederações de serviços no sistema. O texto segue para sanção presidencial.

Cooperativas de crédito são instituições financeiras formadas pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Estes, por sua vez, agem como donos e como usuários ao mesmo tempo: participam da gestão da cooperativa e usufruem de seus produtos e serviços (como conta corrente, aplicações financeiras, cartões de crédito, empréstimos e financiamentos).

O texto permite a gestão de recursos oficiais ou de fundos públicos ou privados por cooperativas de crédito, contanto que sejam para concessão de garantias aos associados em operações com a própria cooperativa gestora ou com terceiros.

O projeto ainda inclui na legislação as confederações de serviço constituídas por cooperativas centrais de crédito, que se encarregam, por exemplo, da organização e da padronização de procedimentos, do planejamento estratégico, da coordenação da capacitação profissional e da gestão de pessoas e da representação sistêmica perante o poder público e o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Para o senador Carlos Viana (PL-MG) as cooperativas são importantes para os pequenos produtores rurais. “Nós estamos tratando de um sistema que hoje é primordial no financiamento do pequeno agricultor. Nós daremos mais transparência, nós daremos mais condição de fiscalização e muito mais abrangência nos financiamentos, com um número maior ainda de cooperados que poderão utilizar esses recursos que estão disponíveis”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Câmara dos Deputados aprova em segundo turno proposta de emenda à Constituição do piso salarial para profissionais da saúde
Em São Gabriel, homem é condenado a 30 anos de prisão pelo estupro da neta
https://www.osul.com.br/senado-aprova-projeto-que-reformula-sistema-de-credito-cooperativo/ Senado aprova projeto que reformula sistema de crédito cooperativo 2022-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar