Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de fevereiro de 2020
Requerimento originalmente pedia convocação de Abraham Weintraub, mas foi alterado
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilA Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (04) requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que solicita explicações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O requerimento originalmente pedia por uma convocação, mas durante debate na Comissão foi transformado em convite para a próxima semana, no dia 11. Caso o ministro não compareça, a Comissão poderá votar novo requerimento de convocação.
O número de ações na Justiça tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a AGU (Advocacia-Geral da União) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.
Responsável pela prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida.
O desempenho no Enem é usado pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para selecionar estudantes para universidades de todo o País. Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.