Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2023
"Estamos dispostos a dialogar e criar a securitização desse endividamento", disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Foto: Geraldo Magela/Agência SenadoEm audiência pública, realizada na quinta-feira (4), com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, rendeu a promessa de rebates e prazos adicionais para pagamento das operações de custeio e de investimentos.
O senador Luis Carlos Heinze retratou a situação dos produtores rurais e cobrou ação imediata, diante da decretação de emergência por parte de 392 municípios gaúchos e da ausência de respostas contundentes por parte do governo federal. “Os demais estados colheram e nós, do Sul, tivemos prejuízos de até 100% em algumas regiões. É a terceira safra, em quatro, que a falta de chuvas extermina as lavouras e a produção pecuária. Os bancos estão cobrando e pressionando e ainda não temos uma resposta do governo. As perdas ultrapassam R$ 200 bilhões e precisamos de uma negociação diferenciada para o Rio Grande do Sul”, ressaltou o gaúcho.
Em resposta ao apelo, o ministro Paulo Teixeira pediu que o senador Heinze encaminhe um resumo com a demanda local e as soluções visualizadas. O ministro Fávaro também assumiu um compromisso público. “Estamos dispostos a dialogar e criar a securitização desse endividamento, além de promover adoção de novas linhas de produção para garantir a continuidade da produção gaúcha”, afirmou Fávaro.