Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de junho de 2021
Esta foi a primeira concessão binacional da América do Sul, há 25 anos.
Foto: Agência SenadoO senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) apresentou nesta sexta-feira (18) o balanço de algumas ações que vem desenvolvendo junto ao governo federal, na defesa de projetos importantes para a infraestrutura do Rio Grande do Sul. Ele relatou que está desenvolvendo contatos, em especial no Ministério da Infraestrutura, para agilizar o processo de renovação da concessão da ponte binacional ligando Brasil e Argentina entre São Borja e Santo Tomé.
Trata-se da primeira concessão binacional da América do Sul, iniciada há 25 anos. O atual contrato vence no final de agosto, lembra o parlamentar.
Outra articulação importante, relata o senador gaúcho vai culminar com um encontro na próxima semana em Brasília, com o ministro da Infraestrura, Tarcísio Gomes de Freitas, para a apresentação de um projeto do porto de Arroio do Sal, idealizado pelo engenheiro Fernando Carrion.
Heinze observa, ainda, que “Já existe a possibilidade de um investimento privado da ordem de 600 milhões de dólares no projeto.”
Hidrovia do Mercosul e aeroporto da Serra
Outro investimento que vem sendo articulado por Heinze, e mobilizado lideranças politicas e empresariais, é o projeto da chamada hidrovia do Mercosul, ligando a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos, norte e nordeste do Uruguai,com o sul do Rio Grande do Sul.
Esse projeto, explica o senador gaúcho, vai chegar no porto de Rio Grande, e alcançar Porto Alegre, Lajeado, Estrela e beneficiar a região central do Rio Grande do Sul e tem uma importância destacada para o estado, fomentando a integração regional.
Em relação a Serra gaúcha, Luis Carlos Heinze anunciou que “o governo Bolsonaro está licitando o grande aeroporto da Serra gaúcha, que vai servir ao Vale das Hortênsias e a toda Serra Gaúcha.
No aeroporto da Vila Oliva, teremos investimentos do governo federal que somam mais de R$ 200 milhões, aos quais serão somados investimentos dos parceiros, prefeituras de Gramado e Caxias do Sul.”