Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de agosto de 2015
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Os 45 anos da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e o Dia Internacional do Cooperativismo serão homenageados em sessão solene do Congresso Nacional, nesta terça-feira (4), às 10h. A iniciativa é do presidente da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), e da vice-presidente da Frente, senadora Ana Amélia (PP-RS).
Ana Amélia tem defendido o setor durante o mandato e ressaltado a importância do sistema cooperativista na distribuição de renda e na qualidade de vida dos associados. Somente no Rio Grande do Sul, são 440 cooperativas, com 2,6 milhões de associados e 58,4 mil empregos diretos. No Brasil, conforme a OCB, são cerca de 6,8 mil cooperativas no país, com mais de 11 milhões de associados e em torno de 340 mil empregos diretos.
A senadora é autora do PLS 40/2011, para autorizar o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), visando à concessão de crédito rural. A proposta já foi aprovada no Senado e atualmente tramita na Câmara dos Deputados. Ana Amélia também é autora do projeto (PLS 280/2014), para permitir a captação de recursos pelas cooperativas de crédito com os municípios, seus órgãos ou entidades e as empresas por eles controladas. O projeto está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
A OCB, presidida por Márcio Lopes de Freitas, teve a criação registrada em cartório no dia 8 de junho de 1970, ato que formalizou sua existência como entidade representativa do cooperativismo brasileiro. O Dia Internacional do Cooperativismo ocorre no primeiro sábado de julho de cada ano, que em 2015 foi celebrado no dia 4 de julho.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.