Ícone do site Jornal O Sul

Senadores retomam análise do processo de impeachment de Dilma Rousseff

Processo de impeachment de Dilma Rousseff será retomado nesta terça-feira (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Com um cenário praticamente definido, a Comissão Especial do Impeachment do Senado retomará os trabalhos nesta semana para analisar o relatório final do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável à cassação do mandato da presidenta afastada Dilma Rousseff. Ele apresentará o documento nesta terça-feira.

No mesmo dia, cinco senadores aliados da petista, dentre os 21 titulares da comissão, prometem entregar também um voto em separado, mais político do que jurídico, apontando os equívocos que, segundo eles, foram cometidos no processo.

Os dois documentos serão discutidos na quarta-feira e votados no dia seguinte, mas tendo em vista a composição da comissão, a derrota de Dilma nessa fase é dada como certa no colegiado.

Ainda na terça-feira, o grupo de defesa da petista também tentará aprovar a ida à comissão do procurador do Ministério Público Federal no Distrito Federal, Ivan Cláudio Marx. Ele arquivou um procedimento criminal contra ela, por entender que as pedaladas fiscais do governo Dilma não configuram crime de responsabilidade. A questão não deverá avançar porque há um entendimento de que a fase de instrução do processo já acabou.

Na sexta-feira, o relatório será lido no plenário e no dia 9 de agosto o documento será votado. (Folhapress)

Sair da versão mobile