Quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Senha de secretária complica Odebrecht e meio Congresso Nacional

Compartilhe esta notícia:

Empreiteira é alvo da Operação Lava-Jato (Foto: ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A lista das doações da Odebrecht a políticos, apreendida na Operação Lava-Jato, foi revelada após a prisão de uma secretária do grupo, que caiu no choro e citou a senha do e-mail e o setor de propinas da empreiteira. Os nomes vazados são de candidatos a prefeitos em 2012 e caciques partidários que receberam dinheiro (declarado ou não). Vem aí uma lista maior, com 200 nomes de deputados, senadores e governadores. Foi após o acesso a essa lista que Emílio, o pai, liberou Marcelo Odebrecht para a delação. Não há mais o que esconder.

Follow…

A PF (Polícia Federal) descobriu o dinheiro distribuído em três frentes: Caixa 1 (doações declaradas ao TSE-Tribunal Superior Eleitoral), Caixa 2 e depósitos no exterior, em contas off-shore ligadas a políticos.

… the money

A PF já rastreia, junto à Receita Federal, se as contas estão declaradas. Do contrário, a turma se complica com o STF (Supremo Tribunal Federal) e com a Justiça nos Estados.

Chororô desatado

A secretária que abriu o bico trabalhava com Benedito Barbosa, o diretor-maleiro, responsável pelas propinas. O supercomputador da PF também quebrou outras senhas.

Frankenstein do gelo

Foi lançada no fim de fevereiro a pedra fundamental da nova base brasileira na Antártida. O projeto é um Frankenstein do gelo. Nasceu na gestão Gleisi Hoffmann na Casa Civil, cresceu num estúdio de Curitiba (PR) e será erguida pela chinesa Ceiec, com mão de obra latina. Esperam-se 17 laboratórios que comportam 65 pessoas. A conferir.

Selva no Twitter

Pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2018 pelo PSC, o deputado Jair Bolsonaro (RJ) ganhou 65 mil novos seguidores em apenas um dia, na semana passada, batendo o recorde mundial de adesões no microblog. Superou até a candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton.

Dinheiro voa!

O Governo do Maranhão festejou ao cortar os jatinhos de Roseana Sarney, mas Flávio Dino não previa que precisaria tanto do serviço. A Heringer Táxi Aéreo teve o contrato renovado, no dia 16, para mais um ano de serviços, em um total de 5,6 milhões de reais.

Vendaval no caixa

Em 2015, Dino e equipe pagaram à Heringer 2,57 milhões de reais, do total do contrato de 5,61 milhões de reais, para fretes no Estado e voos até Brasília (DF).

Os Paulos

O Paulo Câmara que aparece na lista de doações suspeitas de Odebrecht não é o governador de Pernambuco, e sim um homônimo, vereador em Salvador (BA).

Odebrecht F.C.

Os apelidos dos beneficiados com verbas, oficiais ou não, dariam um pitoresco time de futebol da Odebrecht. Tem Goleiro (Paulo Magalhães), Nervosinho (Eduardo Paes), Atleta (Renan Calheiros), Caranguejo (Eduardo Cunha), Bruto (Raul Jungmann)…

Fidelidade

A FUP (Federação Única dos Petroleiros) mantém-se fidelíssima ao governo Dilma e ao ex-presidente Lula. Sobre a Petrobras sangrada em corrupção, o presidente da entidade, Zé Maria, afirma: “Antes de 2003 era pior. A empresa estava na UTI. A crise atual se deve ao contexto internacional”. Tá bom…

Fato

O advogado do PPS, Renato Galupo, soltou para o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, um dia desses, no STF: “Ministro, o senhor é um excelente tribuno, um bom defensor. Seu cliente é que é ruim demais para qualquer advogado defender”.

Te cuida, Dilma…

Futuro presidente do TSE, o ministro Gilmar Mendes está em Lisboa (Portugal) com os pretensos presidentes do Brasil: Michel Temer, Aécio Neves e José Serra para um evento jurídico.

Comporta$

O pau quebra na Itaipu no meio do furacão com a suposta lista de Furnas e o diretor jurídico da estatal também está em Lisboa para o mesmo evento de Gilmar.

Registro

Não procede a notícia de que Franklin Martins pode assumir a Secretaria de Comunicação do Planalto. Assim como o ex-chefe Lula, ele deixou correndo esse governo.

“APP do Poder”

Circula uma piada de que a Odebrecht lançará um aplicativo para smartphones com lista de preços para compras de deputados e senadores, além da cotação de cada um.

Ponto Final

Um mistério toma Brasília. Por que, na lista da Odebrecht, Jarbas Vasconcelos Filho tem o apelido de “Viagra”?
Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Insiste nos superpoderes
OAB quer impeachment da presidente por ofensa à Constituição
https://www.osul.com.br/senha-de-secretaria-complica-odebrecht-e-meio-congresso-nacional/ Senha de secretária complica Odebrecht e meio Congresso Nacional 2016-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar