Sábado, 19 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Sensores reforçam capacidade operacional das casas de bombas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Equipamentos permitem o acompanhamento, em tempo real, do nível dos poços das estações

Foto: Andréa Menezes
Andréa Menezes

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) reforçou a operação das Ebaps (Estações de Bombeamento de Águas Pluviais) com sensores de telemetria, em Porto Alegre. O sistema permite o acompanhamento, em tempo real, do nível dos poços – indicador que determina se os motores devem, ou não, estar ligados.

Com isso, o CCO (Centro de Controle Operacional) passou a monitorar de forma remota a rotina de operação das casas de bombas. A tecnologia dá agilidade à mobilização das equipes especializadas – acionadas imediatamente, em caso de necessidade. O investimento foi de R$ 1 milhão.

“O sistema de telemetria representa um avanço muito grande no sistema de drenagem urbana. Quando chove, nossas equipes de plantão têm um mapa, abastecido em tempo real, de tudo o que está acontecendo nas estações. Com isso, o tempo de resposta às ocorrências é muito menor, o que minimiza alagamentos”, explica o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.

O próximo passo do sistema é a automação dos motores, para que toda a operação seja feita de forma automática. O departamento já trabalha nos estudos para a implementação da tecnologia, ainda em 2025. As Ebaps terão, também, câmeras de videomonitoramento que possibilitarão a visualização remota dos poços.

Geradores

Atualmente, 17 estações contam com geradores para a garantia do funcionamento do sistema de drenagem urbana em caso de falta de energia elétrica. Ao todo, 31 equipamentos foram contratados pelo Dmae para este fim. A empresa fornecedora é responsável, ainda, por garantir a manutenção periódica das unidades suplementares de energia.

A instalação de quadros de transferência automática (QTAs), iniciada em janeiro, foi concluída em março. Com isso, os geradores são acionados de forma instantânea quando há oscilação no fornecimento da concessionária. O desligamento também é automático, assim que a energia é restabelecida. O investimento em geradores e automação é de R$ 7 milhões, para um ano de operação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Lula fica de fora da lista dos 100 mais influentes da revista “Time”
Sancionada lei que amplia idade para compra de vagas na educação infantil em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/sensores-reforcam-capacidade-operacional-das-casas-de-bombas-em-porto-alegre/ Sensores reforçam capacidade operacional das casas de bombas em Porto Alegre 2025-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar