Terça-feira, 29 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Sergio Moro diz que o Brasil “não tem relevância internacional” e sua fala é rebatida pelo ministro das Relações Exteriores

Compartilhe esta notícia:

Comparecimento de chanceler como convidado foi negociado por Renan Calheiros. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Ao afirmar que o Brasil não tem relevância internacional “para fazer diferença” na Guerra no Oriente Médio, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi confrontado pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira. O embate ocorreu via X (antigo Twitter).

O impasse teve início quando o ex-juiz federal da operação Lava-Jato tuitou a seguinte mensagem: “O Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e para revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de condenar atos terroristas”, disse o senador.

O ministro das Relações Exteriores, contudo, logo rebateu: “O Brasil é o maior país da América Latina, 3º maior país de todo continente americano, 5° maior país do planeta, nosso idioma é o 4° mais falado no mundo, estamos entre os 10 maiores produtores de petróleo. Como não tem relevância? Só na cabeça de quem não conhece o Brasil”, respondeu Mauro Vieira.

Desde o início do conflito em Israel, iniciado após uma ofensiva do grupo terrorista Hamas, Sergio Moro tem feito comentários com críticas a Lula. Na semana passada, o ex-juiz cobrou críticas mais duras ao Hamas, que não foi classificado por Lula como grupo terrorista.

Assim como Bolsonaro, o senador relembrou um comunicado publicado no site da organização após a eleição do petista: “Hamas parabeniza Lula pela vitória nas eleições”, dizia. O parlamentar também abordou uma nota oficial do Itamaraty a respeito dos ataques: “Sequer nomina ou repudia nominalmente” o Hamas, disse Moro.

Outro embate

A deputada federal Rosangela Moro (União Brasil-SP) tentou associar o presidente Lula (PT) ao grupo terrorista Hamas e foi confrontada pela ex-senadora Katia Abreu (PP-TO). O embate ocorreu via X (antigo Twitter).

O impasse teve o início quando a esposa de Sergio Moro postou uma imagem com a seguinte frase: “Lembram daquele pessoal que dizia que o Lula era inocente? Então, hoje eles estão dizendo que o Hamas não é terrorista”. A postagem segue a linha de outras manifestações que a deputada tem feito desde o início dos conflitos no Oriente Médio.

A ex-senadora, contudo, logo rebateu: “E como se chama quem prendeu sem provas? Amaçando e fabricando provas falsas? Como chama aqueles que deixaram o judiciário depois de cumprir missão de afastar Lula do jogo e viraram ministro?”.

Os questionamentos de Katia Abreu fazem menção à atuação de Moro na operação Lava-Jato. O senador foi responsável pelas condenações de Lula que, posteriormente, foram anuladas pelo STF sob o entendimento de que houve julgamento parcial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Após ser absolvido no caso JBS, no qual era acusado pelo empresário Joesley Batista de corrupção, o deputado federal Aécio Neves tenta retomar protagonismo na política
Conselho Nacional de Justiça cria mecanismo para que se tenha mais mulheres nos tribunais
https://www.osul.com.br/sergio-moro-diz-que-o-brasil-nao-tem-relevancia-internacional-e-e-rebatido-por-ministro-das-relacoes-exteriores-como-nao/ Sergio Moro diz que o Brasil “não tem relevância internacional” e sua fala é rebatida pelo ministro das Relações Exteriores 2023-10-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar