Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2017
A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) entregou nesta segunda-feira (11) a Láurea Engenheiro do Ano 2017 – 33ª edição. O evento foi realizado às 20h, na sede social da entidade – Avenida Coronel Marcos, nº 163 – bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre.
Pela Área Privada, recebeu a Láurea o engenheiro civil Henrique Deboni, presidente das empresas Verdi Sistemas Construtivos S.A. e Siscobras – Sistemas Construtivos do Brasil S.A. O homenageado destacou-se pelo desenvolvimento de uma solução inovadora na área de construções industrializadas e modulares, especializando-se na execução de construções industrializadas para presídios. Referência nacional neste sistema construtivo, sua empresa tem sede no Estado e conta com unidade de mais de 30 mil m² na Bahia, atendendo a demanda de obras de penitenciárias de todo o país.
Pela Área Pública, o Assessor da Presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e responsável pelas obras de sua ampliação, engenheiro civil Fernando Martins Pereira da Silva. Um dos entusiastas do projeto de expansão, atuou de maneira decisiva para a sua implementação, mantendo este empreendimento aderente ao cronograma, inclusive com a possibilidade de antecipar a entrega da obra em seis meses. Buscando sempre a otimização de projetos, desenvolveu uma metodologia para avaliação econômica de viabilidade de projetos, percorrendo o país a convite do Ministério da Saúde, para divulgação da metodologia.
A Homenagem Especial foi prestada ao engenheiro civil e de Segurança no Trabalho Milton Oliveira, diretor da empresa Engefack Serviços e Participações Ltda. O homenageado se notabilizou por projetar sistema inédito de proteção e segurança dos trabalhadores, para trabalhos em altura, na indústria da construção civil, contribuindo na liberação de obras junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disto, tem histórico de trabalho dedicado à SERGS, colaborando como palestrante.
Na mesma oportunidade, foram também premiados os formandos com as melhores avaliações nos cursos de engenharia das principais universidades gaúchas.
Segundo o presidente da SERGS, Luis Roberto Ponte, a Láurea Engenheiro do Ano vem sendo conferida ininterruptamente pela entidade desde 1985. Tem como objetivo destacar, a cada ano, a atuação de profissionais nas diferentes áreas da engenharia, valorizando a contribuição da classe para o desenvolvimento do Estado e, portanto, ao esforço para a erradicação da miséria.