Domingo, 24 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2015
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O senador José Serra estará neste sábado (dia 14) em Porto Alegre. Às 15h, dará entrevista coletiva e às 16h falará aos filiados que participarão do encontro do PSDB estadual a ser realizado no Clube do Comércio. Às 17h30min, fará um passeio pela Feira do Livro e retornará a São Paulo.
Para enfrentar a oposição dentro do partido, o presidente Nelson Marchezan programou uma série de encontros, iniciada semana passada em Passo Fundo. Um grupo de tucanos, entre os quais se destaca o deputado estadual Jorge Pozzobom, não aceita a nomeação de Marchezan para presidir a executiva estadual, feita pela direção nacional, e exige eleições.
Em Brasília, desde o começo deste ano, Marchezan convenceu a executiva presidida por Aécio Neves, de que só ele poderia revitalizar o partido no Estado, que não avançou nas eleições de 2014.
A presença de Serra é uma demonstração de apoio e força, estando também prevista para dezembro a vinda de Aécio.
Serra ajudou em 1988 a fundar o PSDB, partido pelo qual conquistou mais um mandato de deputado federal (1990) e outro de senador (1994). No governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), foi ministro do Planejamento (1995-1996) e da Saúde (1998-2002).
O jornal O Estado de São Paulo publica nesta quinta-feira artigo de José Serra em que se refere ao projeto que apresentou, ampliando os efeitos da PEC da Bengala, com aplicação imediata aos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União.
Em um trecho, afirma:
“Só faltava converter essa boa ideia em lei e correr para o abraço. Mas a presidente Dilma estragou a comemoração. Segurou por um mês a sanção e, em vez de promovê-la, recorreu, na última hora, ao veto. (…) A tentativa da presidente é de mostrar que seu governo ainda existe ou faz algo mais do que esforços frenéticos para evitar o impeachment. Além, é claro, de valentia épica (!) de derrubar, mesmo temporariamente, um projeto vindo da oposição que só faria bem a todos”.
Serra vem turbinado.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.