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Serviço 156 de atendimento à população de Porto Alegre recebe 9 mil ligações em uma semana

Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas e verificação de falta no fornecimento de água. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Porto Alegre divulgou o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 27 de outubro a 2 de novembro. O atendimento recebeu 9 mil ligações. A maior parte (42%) referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e de hidrômetro, solicitação de ligação de água e de esgoto.

Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram solicitadas informações sobre horários e itinerários, sinalização de obras, recursos de multas e danos materiais (30%). Quanto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os temas dizem respeito ao atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais e a respeito de unidades de saúde (12%).

Seguem, também, solicitações referentes a tributos, nota fiscal eletrônica e guias de pagamento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), com 8%. Por fim, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas, somou 6% dos contatos.

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, esgoto pluvial e de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo e conservação de vias com asfalto.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), no mesmo período, recebeu 154 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.

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